Imunossuprimidas também estão com a 3ª dose liberada. Reforço pode ser aplicado em todos as Unidades de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) deu início à vacinação da terceira dose (D3) contra a covid-19 em pessoas com 60 anos acima, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas (imunidade baixa). Para receber o reforço, é preciso ter vacinado com a segunda dose (D2) de qualquer imunizante, ou dose única, há pelo menos seis meses.

Os grupos podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber o imunizante da Pfizer. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. É necessário levar cartão SUS e carteira de vacinação.

“Reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem atentas ao período do ciclo vacinal. Àquelas que já completaram seis meses, independente da vacina que tomou, podem se vacinar com a dose de reforço”, destaca o secretário de Saúde, Cleomar Vilela.

BUSCATIVA – De acordo com a SMS, cerca de 500 araguaienses de 12 anos acima ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Em um trabalho intensificado pelas equipes junto das agentes de saúde, o município realiza a buscativa destas pessoas.

“Nossos profissionais se deslocam até às residências explicando a importância da vacinação e convidando a se imunizarem, mas infelizmente há resistência”, diz Cleomar ao citar que o cenário se repete na aplicação da segunda dose.

“Este trabalho é constante. Só conseguimos zerar os casos positivos graças à vacinação. As pessoas precisam ter consciência disso, se vacinar e continuar adotando medidas protetivas”, finaliza.

 

LEIA MAIS