Em eleição realizada neste domingo (01.set.2023) os araguaienses foram às urnas para definir os cinco conselheiros tutelares que atuarão no atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O mandato das eleitas é para o quadriênio 2024/2027. O processo eleitoral transcorreu na Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro, e foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

O pleito local contou com a participação de 11 candidatas. A apuração dos votos durou cerca de três horas e ocorreu em uma sala reservada na própria unidade de ensino. O processo foi acompanhado e fiscalizado pelo CMDCA, Ministério Público Estadual (MPE) e fiscais das candidatas.

TITULARES:

1º - 232 votos: Cláudia Parula

2º - 225 votos: Zélia Cizilo:

3º - 217 votos: Ivoneide Garcia

4º - 216 votos: Eluze

5º - 212 votos: Emilly

SUPLENTES:

6º - 191 votos: Neuraci - (1ª suplente)

7º - 191 votos: Jociane - (2ª suplente)

8º - 174 votos: Carlinda Paniago - (3ª suplente)

9º - 138 votos: Keila - (4ª suplente)

10º – 92 votos: Júlia Tavares - (5ª suplente)

11º - 73 votos: Jussara Monteiro

A eleição por voto direto dos moradores transcorreu normalmente durante todo o dia. Mesmo com comparecimento não obrigatório, a adesão da população local foi considerada positiva. Foi registrado o comparecimento de 2.047 eleitores, sendo que destes foram 1.961 votos válidos, 85 votos nulos e apenas um voto em branco.

A eleição dos membros do Conselho Tutelar teve apoio da Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério Público (MP).