CONTATO
Maria Lúcia Rodrigues Alves é natural de Alto Araguaia. Nasceu em 03 de junho de 1967. Casada com Américo Alves Filho, mãe das gêmeas Gabriela Rodrigues Alves e Mariana Rodrigues Alves. É formada em licenciatura plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e em serviço social pela Universidade Paulista (UNIP). Também é especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Trabalhou como professora nas escolas Maria Auxiliadora, Arlinda Pessoa Morbeck e Carlos Hugueney somando mais de 20 anos de experiência na docência em Mato Grosso. Esteve como orientadora na área de linguagem nos anos de 2018, 2022 e 2023 na Escola de Tempo Integral Carlos Hugueney.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), visa organizar, executar, manter, orientar, coordenar, controlar as atividades do poder público ligadas à educação municipal. A rede municipal de ensino conta com nove escolas organizadas e estruturadas, sendo cinco escolas na zona urbana e quatro escolas na zona rural. As escolas “Adalcy da Conceição Rodrigues”, “José Inácio Fraga” e “Maria Júlia de Almeida” contam com laboratórios de informática e professores qualificados que acompanham os estudantes nos trabalhos que acontecem nos laboratórios. No total, o Município de Alto Araguaia possui 16 escolas sendo, 9 municipais (5 urbanas e 4 rurais), 4 escolas estaduais, (3 urbanas e 1 rural) e 3 particulares, 1 escola de idiomas, 3 faculdades, 1 curso.
Com o objetivo em ampliar o currículo escolar, a Semed oferece aos alunos da rede municipal aulas de música, através dos projetos Tom Jobim (aulas de Teclado e canto coral) e diversas atividades educativas e esportivas por meio do Projeto AABB Comunidade. Nas escolas do Campo: Patrocínio Joaquim Dias e Anibal Pereira Junior existe o Projeto horta pedagógica. No Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem o TELECENTRO com laboratório de informática e dois professores habilitados para ministrar cursos de informática básica, intermediária e avançada para a comunidade.
O grande desafio da secretaria de Educação e dos gestores das unidades escolares é garantir a permanência dos estudantes na escola, combater a evasão, repetência e promover a interação entre a escola e a comunidade local, sempre visando melhorar os resultados da aprendizagem dos alunos.
ENSINO SUPERIOR
No ensino superior, o município possui diversas opções para formação. De forma gratuita, oferecidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), há os cursos de Cicências da Computação, Letras, Pedagogia e Direito, cursos Já a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece os cursos de Ciências Naturais e Matemática, Pedagogia, Administração Pública, Ciências Biológicas e Física. O municipio conta ainda com instituições privadas, onde a Unopar (Universidade Norte do Paraná) oferta os cursos de Administração, Ciências Biológicas e Contábeis, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Serviço Social. Há ainda os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão em Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Marketing, Matemática, Pedagogia, Processos Gerenciais e Técnico em Logística, pela Universidade Paulista. Conta ainda com vários cursos de pós-graduação em diferentes instituições de ensino.