Prefeitura >> SEMAPA - Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente

SEMAPA - Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente

João Dias

João Dias

João Dias nasceu em 01 agosto de 1968. Mudou-se para Alto Araguaia em 1987. Foi fiscal de tributos na gestão do ex-prefeito Edson Brandão entre 1989 e 1991. Mudou-se para a cidade de Nishio-Shi, Estado de Aichi-ken, no Japão, no início do ano de 1991, onde permaneceu até final de 1993 atuando como metalúrgico. Retornou para o Brasil em 1994. Foi assessor do ex-deputado federal Homero Pereira até final de 1995. Retornou para o Japão onde residiu até 1998.

Depois de uma curta passagem por Cuiabá, mudou-se para Alto Araguaia em 1998. Na cidade investiu no ramo agropecuário. Inaugurou a loja de venda de produtos agropecuários, A Pecuarista. Exerceu ainda a atividade de pecuarista com propriedades em Alto Araguaia e em Alcinópolis (MS).

Ingressou no Sindicato Rural Patronal em 2009 como tesoureiro, cargo que ocupou por seis anos. Foi presidente da entidade entre 2015/2018 e atua como representante comercial da DSN Tortuga há 14 anos. É casado com Rose Mary Katsumi Akyama Dias e pai de dois filhos: Leonardo Richelli e Eduardo Hivehi.

Endereço: Avenida Carlos Hugueney, nº 552 (Anexo a Prefeitura)

Telefone: (66) 3481-2639

E-mail: agricultura@altoaraguaia.mt.gov.br meioambiente@altoaraguaia.mt.gov.br

Na área de AGRICULTURA, o secretário tem por competência planejar, organizar, orientar, controlar e coordenar as atividades relativas a agropecuárias e de abastecimento; buscar intercâmbios com órgãos afins, visando o desenvolvimento de parcerias para a realização de práticas economicamente viáveis, ecologicamente sustentáveis e socialmente justas, nas atividades agropecuárias; cooperar com as iniciativas públicas e apoiar as iniciativas privadas em atividades ligadas ao setor agropecuário; disponibilizar orientação técnica necessária para a obtenção de recursos para a execução da programação dos projetos viabilizados pela Pasta; desenvolver e acompanhar os objetivos, as metas e ações do Planejamento Estratégico de Governo que estejam relacionados á Secretaria. 

Na área do MEIO AMBIENTE, cabe ao gestor da pasta planejar, coordenar e fiscalizar permanentemente as atividades municipais no sentido de ser mantido o equilíbrio ambiental do Município; Definir, manter e fiscalizar áreas de preservação das matas, fauna e flora e dos mananciais de águas existentes, bem como todos os demais sítios ecológicos que possa existir; Promover o reflorestamento, a recuperação da vegetação e a recomposição das áreas assoreadas, através de projetos que envolvam os diversos segmentos da sociedade; Opinar sobre construções, instalações e funcionamento das indústrias, comércio e prestação de serviço, antes da liberação dos respectivos alvarás de construção e de licença para funcionamento; Entrosar-se com os órgãos Federais e Estaduais que tratam do assunto para celebração de convênios, de planos e projetos que beneficiem o Município com verbas e tecnologia, na área de saneamento e meio ambiente; Controlar por todos os meios a poluição sonora e visual, do meio ambiente, bem como o uso de agrotóxicos e outros agentes que prejudiquem a saúde e o sossego da população; Fomentar em conjunto com as demais secretariais municipais, órgãos de proteção ambiental de qualquer nível, associações civis e de classe, escolas, entidades e instituições, com o intuito de promover cursos, palestras e orientação dos munícipes com relação à educação ambiental e prevenção;

 


 

Secretarias

SAD - Secretaria Municipal de Administração Industria e Comércio
SEMED - Secretaria Municipal de Educação
SINTRAF - Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura, Transporte e Frotas
SMS - Secretaria Municipal de Saúde
SEADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
SEMEL - Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo
SEFIP - Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento