Laury Souza | Assecom AIA

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foi a segunda cidade da região do Vale do Araguaia a receber os serviços itinerantes do ônibus do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HcanMT). A campanha de prevenção nesta terça-feira (19.mar.2024) ficou concentrada na unidade do Programa da Saúde da Família (PSF) Celso Siqueira França, no centro.

Após um dia inteiro, 446 pacientes foram atendidos com serviços de avaliação, diagnóstico e procedimentos nas áreas de Urologia (câncer de próstata), Oncologia (câncer de pele e câncer de mama), Bucomaxilofacial (câncer na cavidade bucal), além do preventivo de câncer de colo de útero. O objetivo com a ação de parceria com a Prefeitura foi proporcionar a prevenção e tratamento dos pacientes diagnosticados com câncer.

A Prefeitura Municipal de Alto Araguaia disponibilizou enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, assistentes sociais, auxiliares, agentes comunitários de saúde, entre outros servidores para prestarem apoio logístico a Unidade Itinerante do Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Após mais de oito horas ininterruptas de atendimento, a secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, apresentou um balanço do trabalho. Somente para consulta de pele foram 104 pacientes; 105 em mamografia; 77 pacientes beneficiados com atendimento urológico; 70 consultas com bocomaxilo, outros 44 pacientes com preventivo de câncer de colo de útero (COO) e realizados 46 exames de mamografia.

Segundo ela, o mês de março se transformou em rosa e azul ao mesmo tempo, cores que simbolizam a prevenção ao câncer em homens e mulheres. “Quero agradecer o prefeito Gustavo Melo e todos os servidores da saúde pelo empenho e dedicação no atendimento aos pacientes. Foi um dia muito intenso em que o objetivo principal é a prevenção”, disse.

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1