$urlimagem[0]

Alto Araguaia, MT – Uma homenagem justa. Um resgate histórico, cultural e uma contribuição ao ensino. A quarta-feira (18) e quinta-feira (19/12) foram marcadas pelo descerramento de placas com a biografia em homenagem a José Inácio Fraga, Maria Júlia de Almeida, Adalcy da Conceição Rodrigues e Izoldina de Castro Maia que dão nome às escolas municipais instaladas em Alto Araguaia. Todas as unidades de ensino receberão as placas com o nome e história dos respectivos homenageados tanto na zona urbana quanto rural. Com a implantação do equipamento que conta a história de cada homenageado, a administração do prefeito Maia Neto (PR) cumpre o que dispõe a Lei nº 2.823/2011, que trata sobre criação de memorial com biografia nos estabelecimentos educacionais no município. A Lei é de autoria do vereador Guilhermino Berigo, o Finega (PT). [caption id="attachment_25414" align="alignleft" width="319"]DSC04431 Descerramento das placas começou pela Escola José Inácio Fraga[/caption] A primeira placa descerrada foi na Escola Municipal José Inácio Fraga. Logo depois foi à vez de a Escola Municipal Maria Júlia de Almeida inaugurar sua placa. Os alunos e professores da unidade cantaram o Hino de Alto Araguaia. No dia seguinte, foi à vez de a Escola Adalcy da Conceição Rodrigues e da Escola Municipal de Educação Infantil Izoldina de Castro Maia promover os descerramentos. Alunos e professores das unidades cantaram o Hino Nacional Brasileiro. As escolas já levam os nomes dos homenageados, mas quem visita as unidades não tinha como saber quem foram. O equipamento recém inaugurado conta a história de cada um. A secretária de Educação de Alto Araguaia Abilne Antônia Bastos de Queiróz disse que o objetivo com a implantação das placas é fazer um resgate histórico e contribuir com a educação. Alunos, pais, visitantes das unidades e até mesmo os professores poderão conhecer melhor a história dos homenageados. Histórias dos homenageados Escola Municipal Maria Júlia de Almeida – Está localizada no Bairro da Cohab I. Maria Júlia de Almeida nasceu em 1º de junho de 1899, no município de Caiapônia (GO). Ainda jovem mudou-se para Alto Araguaia. Foi parteira, lavadeira, quitandeira e benzedeira. Pessoa muito respeitada por sua sabedoria popular. Era também conhecida como “Vó Caxuxa”. Faleceu dia 28 de janeiro de 1986, em Alto Araguaia, cidade a qual residiu e tanto ajudou. [caption id="attachment_25415" align="alignleft" width="319"]DSC04447 Logo em seguida foi na Escola Maria Júlia de Almeida[/caption] Escola Municipal José Inácio Fraga - Fica no Bairro Boiadeiro. José Inácio Fraga era filho de família tradicional do município de Alto Araguaia. Tornou-se patrono da unidade escolar em 1978, fazendo parte do contexto histórico da educação local. Em 10 de julho de 1978 foi criada a primeira Escola Municipal na administração do Prefeito Onecídio Manoel de Rezende, denominada José Inácio Fraga, localizada no Bairro Boiadeiro. No Cartório do Segundo Ofício não há registros que possam contribuir no resgate histórico de José Inácio Fraga. Porém, o senhor José Inácio Fraga e sua família se destacaram no meio social, político e econômico do município. A maior concentração de moradores descendentes da família Fraga se encontra no Bairro Boiadeiro. Adalcy da Conceição Rodrigues - A Escola que leva o nome da professora Adalcy da Conceição Rodrigues, fica no bairro Gabiroba. Adalcy nasceu em 19 de março de 1946 e faleceu em 08 de abril de 1991. Foi professora primária, trabalhou em regime de 40 horas. Em 1972 concluiu o curso Técnico em Contabilidade. Em 75 o Curso de Magistério e em 84 o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Cursou a especialização em didática geral na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (SP) em 87. Prestou serviços como professora na Escola Estadual Carlos Hugueney e na Escola Estadual Maria Auxiliadora. Trabalhou na Delegacia Regional de Educação e Cultura (DREC), responsável pelo Pré-escolar. A professora Adalcy, foi um exemplo de dedicação ao trabalho. Gostava muito da profissão que escolheu. Por sugestão de vários educadores, a Câmara de Vereadores aprovou e a Prefeita Noêmia Presser Niedermeier, sancionou a Lei nº 1061/1997 de criação da Escola Municipal “Adalcy da Conceição Rodrigues” em 04 de agosto de 1997. [caption id="attachment_25416" align="alignleft" width="319"]DSC04455 Na quinta-feira, descerramentos aconteceram nas escolas Adalcy da Conceição Rodrigues e  Izoldina de Castro Maia[/caption] Izoldina de Castro Maia - A Creche Escola instalada na Rua Antônio Aires Fávero, leva o nome de “Izoldina de Castro Maia”, que nasceu em 21 de dezembro de 1914 em Rio Verde (GO). Filha de José Claudimiro de Castro e Rita Rosa de Castro. A família mudou-se para Alto Araguaia com a filha com seis meses de vida. Em setembro de 1932 casou-se com Jerônimo Samita Maia e desta união nasceram cinco filhos: Isolda Inês Maia Curvo, Isaura Maia Timo, Silvio José de Castro Maia, Izoralda Maia Rabelo e Maria das Graças Maia de Almeida. Teve 17 netos, 32 bisnetos e 02 tataranetos. Em 1954 seu esposo Jerônimo Samita Maia foi eleito prefeito de Alto Araguaia. Em 1982 Dona Izoldina acompanhou a eleição para prefeito de seu filho Sílvio José de Castro Maia e em 1992 a eleição para prefeito de seu neto Jerônimo Samita Maia Neto. Izoldina de Castro Maia faleceu em 2002 aos 87 anos. “As placas com a biografia de todos os homenageados que levam seus nomes às unidades de ensino no município serão instaladas em todas as escolas”, garantiu a secretária Abilene Bastos. O vereador Guilhermino Berigo, o Finega, acompanhou todos os descerramentos de placas. “É um resgate. Agora quem visitar as unidades de ensino tem a possibilidade de conhecer a história de cada homenageado”, ressaltou o edil.