$urlimagem[0]

Valor inicial da compra era de R$ 5.349.250,26 e caiu para R$ 3.792.424,94. Redução chega a 29,1%. Total só foi possível por meio da revisão dos itens Alto Araguaia, MT – A prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revisou 941 itens da licitação na modalidade de pregão presencial 109/2013 realizada em outubro passado e reduziu o custo de medicamentos para atenção básica e Hospital Municipal. A economia aos cofres públicos chega a 29,1%. "A previsão do custo da licitação de alguns medicamentos estava muito acima do praticado no mercado”, lembra a secretária de saúde, Martha Maia Brandão, horas antes de anunciar o resultado da revisão dos itens. [caption id="attachment_25306" align="alignleft" width="319"]DSC02181 Trabalho de revisão detectou que alguns medicamentos estavam com sobrepreço[/caption] A licitação foi homologada pelo prefeito Maia Neto (PR) somente no dia 02 de dezembro, após a revisão dos itens e apresentação dos resultados. O valor inicial do pregão para compra dos medicamentos era de R$ 5.349.250,26. Com a revisão preço a preço dos 941 itens caiu para R$ 3.792.424,94. A redução chega a 29,1%, perfazendo uma economia aos cofres públicos de R$ 1.556.825.32 milhão. O trabalho de revisão possibilitou uma das maiores economias na história do município. O prefeito Maia Neto tomou a revisão perpetrada pela Secretaria de Saúde, comandada pela titular da pasta, Martha Maia Brandão, como exemplo de austeridade e trato com o dinheiro público. “A nossa administração tem uma grande preocupação com o dinheiro público. Essa economia vai possibilitar que a prefeitura invista em outras necessidades na saúde. Medidas como esta fazem toda diferença. Vamos sempre continuar atentos”, destacou. “Esse trabalho de revisão dos itens torna-se um facilitador à transparência do processo de compra. Mesmo cientes de que se trata do menor preço, visto que a licitação tem esse objetivo, nada nos impede de acompanhamos o preço apresentado pela empresa vencedora do certame. Foi justamente através deste pente fino que alcançamos essa grande economia para os cofres públicos. A prefeitura de Alto Araguaia e a equipe de saúde estão de parabéns pela iniciativa. Vamos continuar com esse trabalho de revisão e buscar cada vez mais economia aos cofres públicos. Esse é o papel do gestor e o secretário tem essa missão”, ressaltou a secretária de saúde. Martha Maia ressaltou, mais uma vez, o envolvimento da equipe da Secretaria de Saúde para obtenção dos resultados na economia de compra dos produtos. "Compra de medicamentos é uma constante junto a Secretaria de Saúde, tanto para atender a Farmácia Popular e o Hospital Municipal. Portanto, licitamos de forma ágil, econômica, segura e transparente contando com o apoio de profissionais e técnicos das áreas médicas e farmacêuticas nos dando suporte. Somente assim atingimos nosso propósito que é garantir o melhor serviço ao cidadão araguaiense", avalia.