Secretaria de Saúde de Alto Araguaia notifica caso suspeito para covid-19; paciente veio de Brasília

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, notificou um novo caso suspeito de Coronavírus. Conforme boletim epidemiológico 03, divulgado no site oficial da Prefeitura, o paciente estava de viagem no município vizinho, Santa Rita do Araguaia (GO), onde veio de Brasília no último dia 27 de março. Na noite de ontem (13), o paciente deu entrada no Hospital do município mato-grossense com sintomas considerados fortes para Covid-19.

Desde a sua estadia no município goiano, o senhor de 83 anos procurou atendimento médico apresentando sintomas de dengue, onde foi notificado pela equipe de saúde da unidade. No histórico, no dia 06 de abril, o paciente retornou no Hospital Municipal e foi possível constatar plaquetas baixas e a confirmação do caso de dengue.

Em recuperação, o paciente retornou ao Hospital local na noite de segunda-feira (13) com sintomas de febre, dor de garganta e dispneia. Após o atendimento, a equipe de saúde fez a coleta de material para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). O paciente que faz parte do grupo de risco para coronavírus pela idade, além de possuir problemas cardíacos crônicos e diabetes, foi encaminhado pelo municipal para o Hospital Regional de Rondonópolis, onde está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia, o caso foi classificado como suspeito e notificado no município por Santa Rita do Araguaia (GO) não possuir unidade hospitalar, onde o mesmo procurou o serviço de urgência e emergência mais próximo. Ainda, o órgão local entrou em contato com Secretaria de Saúde do município vizinho afim de que este passe a monitorar e manter a família em isolamento.

BOLETIM EPDEMIOLÓGICO – Até o dia 02 de abril, o município contabilizava 06 (seis) casos suspeitos/investigação e 01 (um) excluído, este por não preencher os critérios para covid-19, segundo o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Dos casos suspeitos, 02 (dois) foram liberados da quarentena domiciliar por apresentarem melhoras no quadro de saúde após período recomendado de isolamento. O boletim atualizado mostra 05 (cinco) casos suspeitos/investigação, sendo quatro com sintomas leves e um com sintomas considerados fortes.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o boletim é atualizado mediante a entrada de novos casos ou atualização de casos existentes.