$urlimagem[0]

Alto Araguaia, MT – O período de chuva chegou. E o risco com a dengue aumenta. Esse é o recado que a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via Coordenadoria de Vigilância Ambiental, tem passado à população local com o desenvolvimento da Campanha Alto Araguaia Unida contra Dengue. [caption id="attachment_25403" align="alignleft" width="319"]DSC04436 As caçambas ficam estrategicamente localizadas e serão dispostas bairro a bairro. Moradores podem depositar todo e qualquer tipo de material que possa acumular água[/caption] Além de buscar a conscientização por meio dos agentes de endemias, com visitas intensificadas às residências, foi deflagrada uma campanha junto aos veículos de comunicação sobre a disponibilização de caçambas nos bairros para que os moradores depositem todo e qualquer tipo de lixo, material ou entulho que possa acumular água. O objetivo é de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que aproveita água parada para procriar. Durante o ano de 2013 foram 37 mortes pela doença em Mato Grosso. No município de Alto Araguaia, conforme dados da Secretaria de Saúde, foram 35 casos notificados no ano até o momento. E para mitigar os números, caçambas para que os moradores depositem lixo estão sendo colocadas nos bairros. Atualmente, as unidades estão espalhadas em pontos estratégicos do Bairro Boiadeiro. Os bairros Cohab 1 e 2 e São Francisco de Assis já foram beneficiados pela iniciativa. Os moradores não têm custo algum. Basta depositar o lixo ou qualquer material dentro da caçamba mais próxima de sua residência. Uma empresa contratada pela prefeitura faz a remoção das caçambas assim que totalmente preenchidas com lixo. Morador do Bairro Boiadeiro, Oscar Alves Cabral, classificou a ação como muito importante. Ele avisou que os moradores de Alto Araguaia têm que aproveitar a oportunidade. “É um trabalho muito bem feito. Não temos condições de levar o lixo longe e para nós fica mais fácil fazer a limpeza do quintal com essas caçambas em nossa rua. Além disso, evitamos esse mal muito perigoso que é a dengue. Eu nunca contraí, mas tenho medo. Tem que prevenir. Peço a todos os moradores que façam o mesmo que estou fazendo hoje [removendo lixo]. Aproveitem a oportunidade e deposite o lixo nas caçambas”, alertou o morador. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Lígia Suely Lopes de Oliveira, convoca os moradores a retirarem de seus quintais todo material que possa acumular água e depositar nas caçambas. As 20 unidades ficam de três a cinco dias em cada bairro da cidade. “É uma grande oportunidade que os moradores têm para fazer a limpeza de seus quintais. É uma campanha jamais feita em Alto Araguaia. Os moradores têm mesmo que aproveitar. Vamos juntos nesta força tarefa para evitar a dengue”, destacou. A campanha de colocação das caçambas em cada bairro foi oficialmente lançada no dia 02 de dezembro. Além de retirar lixo e entulho dos quintais, é importante que os moradores recebam os agentes de endemias que, além orientações, também fazem fiscalização em terrenos e quintais. A secretária de saúde, Martha Maia Brandão, aproveitou o momento da campanha para fazer um chamamento aos moradores de Alto Araguaia sobre a importância de se evitar objetos que possam acumular água em seus quintais e também terrenos baldios. “A dengue pode matar. Nosso objetivo é sempre de buscar a prevenção e a campanha tem justamente este propósito. Convoco a todos os moradores que aproveitem o momento e enquanto as caçambas estiverem nos bairros, depositem todo lixo que possa acumular água. Vamos todos juntos combater a dengue”, conclamou a secretária.