Vigilância realiza prevenção contra a dengue em ferro-velho e borracharias

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

Vigilância realiza prevenção contra a dengue em ferro-velho e borracharias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Vigilância Epidemiológica realiza nesta semana ações de combate e prevenção ao mosquito causador da dengue. A ação acontece em ferro velho, borracharias, mecânicas além de órgãos públicos como a Feira Municipal, a Secretaria de Obras e Infraestrutura e o Depósito da Prefeitura. Os locais há concentração de depósitos do tipo preferencial para desova da fêmea do aedes aegypti.

Na rotina de trabalho, agentes de endemias também realizam visitas domiciliares e em pontos estratégicos. Ao encontras possíveis focos, os profissionais orientam sobre as medidas, como não jogar objetos que acumulam água.

“A única forma de evitar a dengue, zika e Chikungunya é a prevenção. É dever de todos mobilizar e impedir a proliferação do mosquito transmissor no período da seca e das chuvas”, finaliza a secretária de Saúde, Manoela Nunes.

ORIENTAÇÕES - A limpeza do quintal deve ser anual, em especial no período de chuvas, e intensificada na eminência do verão. A atenção deve ser redobrada quanto aos reservatórios e recipientes que acumulam água, como caixas d’água, calhas, vasos de plantas, pneus, tampinhas e garrafas pet. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças e local público.