Vacina contra gripe começa na próxima semana em Alto Araguaia; veja cronograma e grupos prioritários

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) inicia na próxima segunda-feira (19), a campanha de vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos grupos prioritários por escala de horário. A primeira fase contempla crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho a pouco tempo) e trabalhadores da saúde.

Como a campanha de vacinação contra a influenza é simultânea com a imunização contra Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reorganizou o fluxo de atendimento aos grupos prioritários.

Conforme cronograma do município, afim de evitar aglomerações e sobrecarga nas unidades, a vacina contra a gripe será aplicada de segunda a sexta-feira no período da manhã (7h às 11h). Já os imunizantes contra o coronavírus serão aplicados no período da tarde de terça, quarta e sexta-feira (13h às 17h).

“Pedimos a colaboração das pessoas a seguir o cronograma. A vacinação é primordial para a proteção contra a influenza, pois além de prevenir complicações, minimizam a carga da doença e reduz os sintomas”, explica o coordenador da atenção básica do município, Cleomar Vilela.

A vacinação é gratuita e a apresentação da carteira de vacinação e do cartão SUS são obrigatórios.

ORIENTAÇÃO DE QUEM PODE TOMAR A VACINA - De acordo com orientações do Ministério da Saúde, pacientes com sintomas gripais, quadros respiratórios, suspeitos ou positivos para Covid-19, devem aguardar a melhora do quadro ou sintomas. Nos casos positivos, o período é de 30 dias após o início dos sintomas ou após o exame de RT-PCR.

Pessoas que iniciaram a vacinação da Covid devem aguardar a aplicação da segunda dose e o intervalo de 15 dias para realizar a vacinação contra a gripe.