UAB de Alto Araguaia ganha novo laboratório para o ensino virtual e a distância

UAB de Alto Araguaia ganha novo laboratório para o ensino virtual e a distância
Trabalho de parceria entre Polícia Militar, Promotoria Pública e Poder Judiciário tem tudo para formar novas turmas no município Marcos Cardial - Assessoria de Imprensa Alto Araguaia, MT – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou a primeira turma no município de Alto Araguaia em solenidade realizada na terça-feira (10) na Câmara Municipal de Vereadores. Autoridades civis, militares, pais, familiares, professores e amigos dos alunos marcaram presença na solenidade. O programa formou 111 crianças e jovens das escolas municipais Adalcy da Conceição Rodrigues, José Inácio Fraga e Maria Júlia de Almeida. A perspectiva é que a parceria forme outras turmas já a partir de 2015. [caption id="attachment_27718" align="alignleft" width="220"]DSC_5330 16 bicicletas foram sorteadas as crianças formandas do Proerd[/caption] O instrutor do Proerd em Alto Araguaia foi o soldado PM Cleyber Maia. O trabalho tem como foco desenvolver ações no combate às drogas levando lições relacionadas à cidadania, combate à violência e o bulling. “A lição maior foi mostrar o perigo das drogas na vida do ser humano. Eles (alunos) aprenderam a se defender. Estão instruídos à resistir às drogas e a violência”, destacou. O prefeito Maia Neto (PR) disse que a prefeitura é parceria em todos os programas que tem por objetivo tornar a criança e o jovem de hoje um cidadão melhor no futuro. “Daremos todos o apoio. Com certeza foi um dia de felicidade com a formação desta primeira turma”, ressaltou. A aluna Neila da Silva Cândida já conhece os perigos do consumo de drogas e o dano que o bulling traz para a vida de todos. Segundo ela, os ensinamentos foram importantes. “Tudo que aprendemos foi para não fazermos coisas erradas”, ressaltou. O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar – BPM, major Fernando Augustinho Galindo, afirmou que o objetivo é de dar continuidade ao projeto em Alto Araguaia. “Para que esse trabalho preventivo não se encerre. Nosso objetivo é de também levar para as escolas estaduais. Essa formatura foi possível graças à parceria entre polícia, escola, poder público e comunidade”, frisou. Os discursos durante o encerramento e formatura da primeira turma do Proerd em Alto Araguaia tiveram como plataforma o início de ações que tem tudo para terem continuidade, bem como a importância de se atacar o perigo das drogas no seio educacional com atenção especial às crianças e jovens. “Um trabalho brilhante. É uma semente que foi plantada e com certeza teremos muitas turmas. Que todos os participantes e pais divulguem esse projeto aos colegas”, lembrou a secretária de educação Abilene Antônia Bastos de Queiróz. Antes mesmo do juramento dos alunos, um dos pontos que marcou a formatura do Proerd em Alto Araguaia foi a apresentação cultural ensaiada e preparada por alunos que integram o Programa Mais Educação na Escola Municipal José Inácio Fraga. Festas dos alunos e das famílias no sorteio das bicicletas Além da formatura com direito a certificado e tudo mais, os alunos do Proerd não esconderam a ansiedade com o sorteio de 16 bicicletas, adquiridas através da comercialização de cargas madeiras apreendidas em Alto Araguaia. A primeira bicicleta sorteada foi para a aluna do Proerd Ruthy dos Santos. Homenagem E a noite de homenagens da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia não ficou restrita somente aos alunos formados pelo Proerd. O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Major Fernando Augustinho de Oliveira Galindo foi pego de surpresa ao receber o Título de Cidadão Araguaiense. A homenagem é de autoria dos vereadores Anderson Borges (SDD) e Nelcy Pio Peron (PT) em reconhecimento ao trabalho realizado em Alto Araguaia e região. Além de surpreso, o major Fernando ficou visivelmente emocionado. “É uma honra muito grande. Na verdade essa é uma homenagem à todo o 15º BPM, que todos os dias prestam relevantes serviços para a segurança pública de Alto Araguaia e toda a região”, disse. Perfil Fernando Augustinho de Oliveira Galindo nasceu em Cuiabá no dia 22 de Julho de 1979, filho de Luiz Galindo e Juracy de Oliveira Cruz. É casado com Marisbelg Fernandes de Melo com quem tem dois filhos - Maria Fernanda Melo de Oliveira e Vinícius Brian de Melo Campos. Ele chegou à região em 2002, assumiu o comando do 15º BPM em julho de 2012 e já em agosto foi promovido, através de decreto, ao posto de major da Polícia Militar.