Torneio marca encerramento da temporada para o futsal feminino de Alto Araguaia

Torneio marca encerramento da temporada para o futsal feminino de Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – A chuva forte de domingo (15) danificou algumas mudas, mas não impediu que a prefeitura de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) efetuasse, nesta quarta-feira (18) pela manhã a entrega de cerca de 10,4 mil mudas de frutas, hortaliças e legumes produzidas por meio do programa de produção de mudas. A ação ainda tem como parceiros o Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e Rotary Club. [caption id="attachment_25425" align="alignleft" width="319"]DSC04696 Moradores aproveitaram a oportunidade e mais uma vez garantiram suas mudas. Projeto terá continuidade em 2014[/caption] Somada às etapas realizadas anteriormente, o projeto chega a 14,7 mil mudas entregues em cinco meses. A proposta da SEMAPA é de manter o projeto para 2014. O objetivo é de manter a rotina de entrega das mudas a cada dois meses em Alto Araguaia. A ação beneficia os moradores locais, que no fundo do quintal mantém o hábito de produzir frutas, hortaliças e legumes. Além disso, é visto como um importante instrumento para o fomento e diversificação no cultivo de alimentos ao pequeno produtor rural. Mudas de espécies nativas do cerrado também são entregues. Nesta nova etapa, que teve o processo de entrega iniciado por volta das 09h, centenas de moradores foram garantir as mudas. Espécies como Banana Prata, Maçã e Banana Terra; Pimenta Malagueta, Bode e Jamaican Yellow; Mamão Formosa, Papaia e Mamão Sunrise Golden; Berinjela (200 MUDAS); Pimentão; Ipê Roxo e Rosa; Jatobá e Buriti foram entregues. Cada pessoa beneficiada preenchia um cadastro para controle e também para prestação de contas da entrega destas mudas. As informações ficarão à disposição da SEMAPA. “Trabalhamos com hortaliças, espécies florestais e também mudas de frutas. Nosso objetivo é de ofertar essas mudas a toda população. Grande maioria foi produzida na própria sede da secretaria. Nossa meta é de manter essa rotina de entrega. Os produtores rurais tiveram a oportunidade de levar até 20 mudas de banana”, explicou o engenheiro agrônomo da SEMAPA, Sérgio Ricardo. No momento da entrega, cada interessado percorreu o extenso canteiro e com o auxílio de técnicos da SEMAPA foi recebendo as mudas. Com caixas de papelão, de madeira e também mesmo com carrinho de mão, as pessoas foram escolhendo as mudas de acordo com a necessidade e também tamanho da área de cultivo. “Importante ressaltar que também receberam informações sobre as espécies que estavam levando e orientação técnica sobre o melhor procedimento de plantio”, disse o agrônomo. O secretário de Agricultura, Dimas Gomes Neto, mais uma vez ressaltou a importância do projeto. As plantas são totalmente livres de agrotóxico. “Tivemos esse grande transtorno com a chuva de domingo. A enxurrada invadiu totalmente a secretaria e muitas mudas foram prejudicadas. Perdemos equipamentos. Mas nossa equipe agiu rapidamente e depois de um intenso esforço conseguimos recuperar grande parte das plantas. O resultado desta entrega é fruto do esforço destes profissionais. É um grande projeto para Alto Araguaia e que tem tudo para continuar em 2014. Quem ganha é o morador que mantém o hábito de cultivo no fundo do quintal e ainda os pequenos e médios produtores que implementarão a renda com uma maior variedade de espécies de frutas, hortaliças e legumes”, ressaltou.