Tacinha Araguaia tem campeões definidos; inscrições para o Pantera do Leste abertas

Alto Araguaia, MT – Mais um curso de qualificação e geração de renda foi finalizado no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) na última semana. Trata-se do curso de confecção de produtos à base de chocolate, numa parceria entre Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Produtos variados com diversas cores e formatos ocuparam uma longa mesa durante o encerramento do curso na última sexta-feira (04/04). [caption id="attachment_26791" align="alignleft" width="314"]DSC06040 Instrutora mostra um dos produtos feitos durante o curso[/caption] O curso teve início da segunda-feira (31/03). A previsão era de envolver 15 participantes, mas a procura foi tão grande que o CRAS e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social abriram mais quatro vagas. Ovos de páscoa, trufas, barras de chocolate, pirulitos de chocolate entre outros produtos foram confeccionados. Somente em 2014, já foram realizados seis cursos pela prefeitura, sendo dois de confecção artesanal de produtos de higiene e limpeza, um de manejo e conversão de solo e ainda um de jardinagem, sendo três deles em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural local. O curso de confecção de produtos à base de chocolate foi ministrado em três etapas, incluindo higienização pessoal e dos utensílios, conteúdo teórico e por último o preparo dos produtos e o correto acondicionamento. A instrutora do curso foi Maria Aparecida de Souza Gleriano. “Em todas as etapas as participantes saíram-se muito bem. Agora vai de cada uma levar em frente, porque trabalhar com chocolate é muito prazeroso e rentável”, disse. Opinião parecida teve Edinauria Gonçalves Barros, moradora do Bairro Aeroporto, uma das participantes do curso. “Foi uma ótima oportunidade. Já trabalho com chocolate. Foi um curso altamente proveitoso. Nada melhor que sempre se qualificar mais e mais. Sem contar que é um processo que nos possibilita uma renda extra com o chocolate”, ressaltou. A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Sandra Paniago, garantiu que a prefeitura vai ofertará novos cursos de qualificação para população de Alto Araguaia. “Em 2013 foram vários cursos com cerca de 1.100 pessoas qualificadas. Temos uma grade interessante de cursos que serão ministrados ao longo deste ano. Sem dúvida uma oportunidade para que a comunidade se qualifique e possa obter uma renda extra. O prefeito Maia Neto não tem medido esforços na promoção deste cursos visando promover a qualificação dos moradores em Alto Araguaia. Além disso, temos também parceiros como o SENAI, SENAR, Sindicato Rural e o CRAS na realização dos cursos”, ressaltou.