SMS orienta que pacientes procurem unidades básicas ao sentir sintomas de Covid-19

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) reforça a orientação para que pessoas que suspeitam ter contraído Covid-19 procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o primeiro atendimento. A medida é necessária para que o fluxo seja mais rápido e procurem o Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney apenas em casos de urgência e emergência.

De acordo com a SMS, pessoas com sintomas leves, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, tosse e coriza tem procurado o Hospital Municipal, quando deveria ir à UBS de referência do bairro.

“Se um paciente der entrada na urgência e emergência, pode acontecer dos demais pacientes que poderiam ser atendidos nas unidades básicas ter que aguardar, e não queremos isso”, explica a secretária de Saúde, Manoela Nunes.

Ao procurar a unidade o paciente será atendido e orientado aos procedimentos, caso seja notificado por suspeita de Covid-19, se necessário, será realizado exames rápidos ou agendamento para exame RT-PCR.

“Todos os profissionais estão capacitados e atentos aos protocolos do Ministério da Saúde”, frisa a secretária. A recomendação é buscar atendimento no hospital municipal apenas nos horários em que as unidades não estão funcionando, em especial à noite e em finais de semana”, resume.