[caption id="attachment_21622" align="alignright" width="319"]
Lançamento do Programa MT Habita Mais em Alto Araguaia aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores[/caption]
Alto Araguaia, MT – O maior programa de habitação do Estado, o Habita Mais – casa para servidor público – foi lançado em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) nesta quinta-feira (11) pelo vice-governador Chico Daltro (PSD). Somente no município, o programa está à disposição de 1.242 servidores do Estado, da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Levando-se em consideração apenas os servidores lotados na prefeitura são 697 concursados. Antes, a comitiva havia percorrido os municípios de Araguainha, Alto Taquari e Alto Garças.
O lançamento do programa em Alto Araguaia aconteceu na Câmara de Vereadores e foi acompanhado de perto por mais de 200 servidores. Além de apresentar o MT Habita Mais, o vice-governador Chico Daltro detalhou o programa habitacional destinado a funcionários públicos. “Criamos um programa que facilita o acesso do servidor público efetivo à casa própria, e atende uma demanda da categoria. Agora estamos detalhando o MT Habita Mais a todos e nestas reuniões a busca por informações tem sido muito grande”, avaliou o vice-governador.
Pioneirismo no Brasil
O Programa MT Habita Mais tem por objetivo valorizar e beneficiar os servidores públicos facilitando o acesso ao financiamento da casa própria. “Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil”, aponta. Somados os 141 municípios, Mato Grosso conta com mais de 160 mil servidores para os quais a linha de crédito para aquisição da casa própria será ofertada. A grande atração do programa, explicou Chico Daltro, é o período de carência de seis meses para pagamento das parcelas e as taxas de juros especiais com variação de 4,59% a 7,9% ao ano.
“Foram três anos de trabalho. Fizemos um levantamento junto às 141 prefeituras e Câmaras, mais os servidores do Estado, e detectamos 160 mil servidores que terão um programa com juro menor e prazo maior”, disse o vice-governador.
O prefeito Maia Neto (PR) disse que foi um momento de obter informações sobre o Programa Habita Mais. “O financiamento da casa própria de maneira muito atrativa aos funcionários públicos é uma excelente oportunidade. A partir da próxima semana vai colocar a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia para auxiliar e orientar os funcionários interessados e habitados para acessar o programa”, disse o prefeito.
Depois de Alto Araguaia, nesta sexta-feira (12) o Programa Habita Mais será lançado nos municípios de Itiquira, São José do Povo, Pedra Preta e Rondonópolis.
Depois de Alto Araguaia, nesta sexta-feira (12) o Programa Habita Mais será lançado nos municípios de Itiquira, São José do Povo, Pedra Preta e Rondonópolis. Ainda participaram da cerimônia do lançamento em Alto Araguaia o presidente da Câmara de Vereadores Vanderalques de Castro (PR); Gustavo Melo (PSD); Marcos Aurélio e Rosimeiry Lopes (ambos do PR); Nelcy Pio Peron, Guilhermino Berigo, Marilzan Nunes da Costa (todos do PT); juiz de direto e diretor do Fórum da Comarca de Alto Araguaia Carlos Augusto Ferrari; gerente do Banco do Brasil Alexandre Augusto Gentilim; capitão do 15º Batalhão de Política Militar, Fernando Agostinho de Oliveira Galinho; diretora político-pedagógica da Unemat, Edileuza Gimenes Morales; secretários de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL) Maciel Aurélio Peruchi, de Educação Abilene Antônia Bastos de Queiroz, de Assistência e Desenvolvimento Social Sandra Paniago e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alto Araguaia (SISPUM), Deusdete Teodoro de Resende Pires.
Tire suas dúvidas
O site
www.vicegovernadoria.mt.gov.br disponibiliza ao servidor público efetivo diferentes ferramentas para tirar dúvidas sobre o cadastramento e sobre o programa. Quem tiver dificuldade no cadastramento pode acessar o link “Perguntas frequentes” ou acessar o “Chat Online”. Também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail
mthabitamais@vicegovernadoria.mt.gov.br ou mesmo na sede da prefeitura de Alto Araguaia ou Câmara de Vereadores.
Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT