Show de Prêmios do Dia das Mães acontece neste sábado em Alto Araguaia

Show de Prêmios do Dia das Mães acontece neste sábado em Alto Araguaia
Ação visa promover limpeza do local, bem como minimizar os impactos ambientais provocados pelo lixão a céu aberto  Alto Araguaia, MT – Urubus, mocas e mau cheiro, além de danos à saúde e problemas ambientais. Esses fatores levaram a prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) a tomar uma medida paliativa visando acabar com o lixão as margens da MT-100. A solução encontrada foi implantar um aterro controlado visando mitigar os impactos ambientais provados pelo lixo a céu aberto até que seja implantado o aterro sanitário em sistema de consórcio com os municípios de Alto Taquari e Alto Garças. [caption id="attachment_20571" align="alignleft" width="319"]Imagem 148 Trabalho é paliativo até que o aterro sanitário seja implantado na região[/caption] O fim do lixão a céu aberto no município já é uma realidade. Desde o início do mês de maio uma máquina trabalha para eliminar todo material exposto, que constitui um vetor de doenças (como a dengue) e representa grande risco à saúde pública e danos ao meio ambiente. “O projeto é retirar todo o lixo deste local, bem como promover a recuperação da área”, disse o secretário de Obras e Transportes, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado. “Esse lixão envergonha e prejudica a saúde da população. Por enquanto, vamos implantar um aterro controlado visando acabar com todo o lixo que estava exposto a céu aberto, causando um terrível mau cheiro e ameaçando a saúde de pessoas. Sem contar que vamos melhorar a imagem negativa que visitantes e turistas que chegam ou saem de Alto Araguaia tem com relação ao lixão”, acrescentou o prefeito Maia Neto (PR). Não é só o lixão a céu aberto que está com os dias contados. A prefeitura também vai promover a limpeza bem como colocar placas de sinalização ao longo da MT-100, orientando os transeuntes a não jogar nenhum tipo de material às margens da rodovia. Nova área Visando acabar com o lixão a céu aberto em Alto Araguaia a prefeitura já adquiriu uma nova área onde será implantando um aterro controlado até que o aterro sanitário, em sistema de consórcio com os municípios de Alto Taquari e Alto Garças, seja implantado na região. O aterro controlado, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, melhora as condições e minimiza o impacto ambiental provado pelo lixão a céu aberto ao erradicar queimadas, melhor o aspecto visual, evita-se a proliferação de animais nocivos ao ser humano, inibe a proliferação e aglomeração de moscas e aves. “O aterro controlado traz uma série de benefícios. Sem contar que o lixo não ficará espalhado a céu aberto causando uma poluição ambiental e visão ruim. Além disso, a nova área será isolada”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Berigo.