Servidores da Saúde de Alto Araguaia participam de curso sobre primeiros socorros

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

Profissionais da saúde do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) tiveram um início de semana diferente da rotina habitual. Deixaram, temporariamente, as unidades de saúde em que atuam para se qualificar. Eles participaram do Curso de Primeiros Socorros nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21) na Universidade Aberta do Brasil (UAB). A capacitação foi possível por meio de uma parceria entre Sindicato Rural Patronal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Conselho Municipal de Saúde.

O objetivo com o curso foi garantir atendimento de urgência e emergência com segurança e capacitar os profissionais da saúde pública para iniciar procedimentos de socorro emergencial, abordando desde os conceitos básicos e informações essenciais sobre primeiros socorros, como também desobstrução das vias aéreas, transporte de vítimas, remoções de emergência, entre outros assuntos. O curso foi ministrado pelo instrutor Rogério Fernandes da Silva, contou com a participação de 15 alunos e carga horária de 24 horas.

“As aulas foram teóricas e práticas. Abordamos ainda a avalição inicial até o desenvolvimento das atividades no atendimento em loco. Todos deveriam ter esse conhecimento, porque ajuda na recuperação do paciente quando se tem um atendimento de qualidade no momento em que ocorre o acidente. Preparando esses profissionais vai diminuir o agravamento da situação desta pessoa que está sendo atendida”, disse o instrutor.

Durante o curso os participantes conheceram procedimentos que podem minimizar a gravidade da situação e, muitas vezes, são decisivos para a recuperação e a sobrevivência da vítima. Jéssica Bonfada Adams é dentista na rede municipal de saúde em Alto Araguaia. Atua no PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba, e quando soube da realização do curso não teve dúvidas em participar. Ela ressaltou que muitos procedimentos de primeiros socorros podem ser aplicados na rotina do dia a dia tanto no trabalho quanto em casa.

“Achei o curso muito completo. Gostei muito. São muitas informações e não tinha esse conhecimento. Está sendo muito válido. São técnicas que podem ser utilizadas até para salvar vidas. Meu sonho sempre foi fazer esse curso e quando surgiu a oportunidade não tive dúvidas”, destacou.

A coordenadora da atenção básica de Alto Araguaia, Gianny Obando, ressaltou que o curso foi pensado com a finalidade de ampliar e melhorar a segurança dos pacientes que buscam o atendimento de saúde pública e nos atendimentos externos em caso de acidentes. “Primeiramente para atualizar os profissionais porque as técnicas que mudam constantemente e habilitá-los para os primeiros socorros”, ressalta.