Entrega de parte da renda foi feita ainda na tarde desta segunda-feira (31). Exposição entrará no calendário cultural de Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT - A ‘explosão de cores’, de formas e as tonalidades das flores foram um dos destaques e chamaram a atenção das pessoas durante a 1ª Exposição de Orquídeas, Flores, Artesanato e Fotografias no último final de semana na Quadra Luiz Beni Maia, na Praça Audinor Germano Rosa – antiga Praça da Bandeira. Mas o que falou alto mesmo foi o apelo social do evento. Parte da renda foi destinada à Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) Tempo de Despertar.
A entrega dos recursos aconteceu na tarde desta segunda-feira (31). Um total de R$ 2.147,50 foram repassados à entidade. O empresário Marcos Aparecido Aranha, do Viveiro Recanto Verde, o secretário de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL), Maciel Aurélio Peruchi e o coordenador de Turismo e Cultura de Alto Araguaia, Max Fábio, repassaram o valor à diretora da APAE, Luster Maria de Paula.
[caption id="attachment_26559" align="alignleft" width="314"]
Empresário Marcos Aranha; Max, coordenador de Cultura e Turismo; Ester, diretora da APAE e secretário Maciel Aurélio Peruchi durante entrega dos recursos à entidade[/caption]
Os recursos serão aplicados em obras de melhoria da estrutura da entidade. “Ficamos muito agradecidos pela iniciativa. A Apae tem algumas necessidades. Com esse dinheiro iremos fazer reparos no sistema hidráulico. Sem dúvida veio em boa hora e acreditamos que ainda esta semana vamos dar início a esse trabalho”, disse a diretora.
O empresário Marcos Aranha, além de atender ao público, também deu dicas sobre cuidados com as plantas. “A recomendação é água uma vez por semana, adubação folear a cada dia e quando surgir algum fungo passar sulfato de cobre. Aí estará conversando sua orquídea e fazendo-a produzir constantemente flores”, explicou. E ao repassar parte do que foi obtido com a comercialização de orquídeas, outras flores e artefatos para jardim, se comprometeu em fazer um trabalho de jardinagem no espaço em que funciona a Apae de Alto Araguaia.
“Quero agradecer primeiramente a Deus e a prefeitura de Alto Araguaia pelo convite. Foi um evento além da expectativa e esperamos que cresça a cada ano para podemos ajudar mais e mais a Apae que desenvolve um belo trabalho em nossa cidade”, apontou.
História Apae
A APAE foi fundada em Alto Araguaia no ano de 1993 e atende crianças, adolescentes e adultos que possuem necessidades especiais e educativas especializadas. Atualmente são atendidos 94 alunos de 01 a 89 anos com turmas de berçário, pré-escolar, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos têm atividades de introdução profissional com tapeçaria e artesanato. Práticas esportivas também fazem parte da rotina com natação, atletismo, recreação, jogos, teatro, competições e dança.
Estrutura
Atualmente, a estrutura física da unidade conta com seis salas de aulas, uma cozinha e seis banheiros, sendo um administrativo. Na área da saúde, os alunos possuem tratamento odontológico com gabinete próprio, fisioterapia com sala própria e totalmente equipada, sala de fonoaudiologia equipada. Este espaço foi construído com apoio da comunidade. Recentemente a unidade ganhou um anexo com uma nova sala para atividades voltadas para a saúde dos alunos com fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem. Outra importante atividade ofertada aos alunos é na piscina com natação e exercícios de reabilitação.