Semapa convoca produtores do queijo cabacinha de Alto Araguaia para formalização de associação

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A criação da Associação do Queijo Cabacinha do Araguaia será formalizada pelos municípios que compõem a Indicação Geográfica do produto. Em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAPA), convoca os produtores do queijo a participarem da assembleia.

De forma hibrida, a assembleia acontece no dia 17 de maio no plenário da Câmara de Vereadores e através de conferência online pela plataforma Google Meet.

Além da eleição e posse da diretoria, serão deliberados ainda a fundação e a constituição da sede da Associação dos Produtores de Queijo Cabacinha do Araguaia, a discussão e aprovação do estatuto social.

Conforme explica a coordenadora técnica Amélia de Freitas, manter a associação é fortalecer e promover representação em defesa dos interesses da classe. “É importante que todos participem para que possa criar e formalizar a associação, uma vez que muitos produtores produzem e comercializam o queijo cabacinha há mais de 30 anos. Além disso, o município deu um passo importante e faz parte da indicação geográfica do queijo”, destaca.

Fazem parte do IG os municípios de Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Mineiros, Doverlândia, Perolândia, no Estado de Goiás; e os municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha e Ponte Branca, no Estado de Mato Grosso.

O link para acompanhar a assembleia online será encaminhado pelo grupo no aplicativo whatsapp que compõe as cidades.