Secretaria de Saúde zera fila de pacientes que esperavam por cirurgia de catarata em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), zerou a fila de espera por cirurgias de catarata, pterígio e yag laser na Central de Regulação. Nesta sexta-feira (03.mar.2023) foram atendidos no Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney 62 pacientes que aguardavam pelo procedimento.

As cirurgias foram as primeiras realizadas em 2023. No ano passado, o município realizou 107 procedimentos de visão em Alto Araguaia. A secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, ressaltou que os atendimentos em domicílio, sem a necessidade de deslocamento, auxiliam na recuperação e contribuem com a qualidade de vida dos moradores. A ação é resultado do Mutirão Oftalmológico realizado no ano passado numa parceria entre Prefeitura e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Justiça Comunitária. A expectativa do município é realizar o mesmo evento também esse ano.

O trabalho é realizado por profissionais do Centro Mato-grossense de Oftalmologia (CMO). Segundo a Central de Regulação, só ficou sem realizar o procedimento quem teve exames alterados e não puderam entrar em cirurgia. Foram realizadas 19 cirurgias de catarata, 13 de pterígio e 30 de yag laser – limpeza de lente após cirurgia de catarata.

“Realmente um dia muito especial, um dia muito feliz para os pacientes que aguardavam pela cirurgia na visão. O prefeito Gustavo Melo já havia nos solicitado que esses procedimentos fossem realizados em Alto Araguaia e conseguimos. Essa é a primeira etapa em 2023”, disse a secretaria Manoela Nunes de Souza.

Moradora do Bairro da Cohab, Silmar Maria de Freitas, 65 anos, foi diagnosticada com catarata há cerca de um ano e foi operada nesta sexta-feira. “Fui muito bem atendida. Não tive que viajar. O pessoal veio até aqui e foi uma bênção. É muito bom. Estou muito feliz, graças a Deus”, frisou.