Secretaria de saúde realiza campanha de prevenção nas escolas municipais de Alto Araguaia

Por Ana Clara Souza (estagiária) | Assecom/A

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), junto da Secretaria de Estado de Saúde, realiza a campanha de prevenção e Combate ao Tracoma, Hanseníase e Geohelmintíases.  A iniciativa busca, através de exames, identificar casos suspeitos das doenças e encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento.

De acordo com a coordenação da Atenção Básica do município, o público alvo são crianças e adolescentes entre cinco e 14 anos de idade da rede pública de ensino. As primeiras unidades a serem atendidas foram as escolas Maria Julia de Almeida e José Inácio Fraga. As escolas Adalcy da Conceição Rodrigues e Lourença Afonso de Melo serão as próximas a receber a ação.

Segundo a representante do Estado, Cleine Menezes, a campanha tem sido desenvolvida em municípios brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento por essas doenças. “A organização mundial de saúde quer que o tracoma seja eliminado até 2020”, afirma.

Para a secretaria de Saúde do município, Manoela Nunes, realizar palestras de prevenção é importante para a saúde dos alunos. “O objetivo é procurar eliminar a doença e só conseguiremos isso através da educação, ensinando como se prevenir e como tratar”, ressalta.

SINTOMAS - O tracoma traz a sensação de corpo estranho nos olhos, ardor lacrimejamento, secreção purulenta, coceira nos olhos, irritação, vermelhidão. Já a hanseníase são manchas esbranquiçadas, castanhas ou avermelhadas no corpo, com diminuição de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao tato. A área fica como se estivesse dormente e nódulos avermelhados. A geohelmintíase ocasiona dores na estomacais e enjoos, fraqueza e tontura, vômito e diarreia, anemia, prisão de ventre, falta de apetite.

PREVENÇÃO - Se faz com hábitos de higiene, tais como: lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não compartilhar toalhas ou lenços, evitar dormir em ambientes com muitas pessoas. Lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro, lavar bem os alimentos antes de comer, manter as unhas cortadas, usar água filtrada, fervida ou tratada para beber e cozinhar, não andar descalço