logo

Secretaria de Saúde promove encontrão com atividade física e orientação para melhorar qualidade de vida


Encontros com todos os grupos das unidades de saúde ocorrem uma vez por mês

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

569 Acessos

Secretaria de Saúde promove encontrão com atividade física e orientação para melhorar qualidade de vida

Estimular hábitos saudáveis, propagar informação e promover qualidade de vida aos moradores de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Assim foi o terceiro encontro do grupo de diabéticos e hipertensos atendidos nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizado na manhã dessa quinta-feira (22) na orla às margens do Rio Araguaia. A iniciativa é da Secretaria de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O encontro reuniu cerca de 75 pessoas e coroa as atividades diárias em cada unidade de saúde. A proposta ao final do mês é reunir, em um só ambiente, todos os atendidos para promover intercâmbio, descentralizar as atividades, estimular a mudança de hábitos, levar descontração e interação entre os membros.

Os integrantes do grupo aferiram a pressão, realizaram alongamento, e exercícios físicos aeróbicos [aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos ] e anaeróbicos [trabalha diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada]. A atividade foi coordenada pelo fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi. “Objetivo principal é estimular a atividade física, sempre respeitando o limite de cada um”, disse o fisioterapeuta do NASF.

Em seguida, foi a vez da psicóloga Suzana Gleriano com uma palestra sobre benefícios da atividade física na saúde mental com tema ‘mente sã, corpo saudável’. Ao final, os participantes tomaram um café da manhã às margens do Rio Araguaia. Foi o terceiro encontro. O primeiro ocorreu na Academia da Saúde, ao lado do Ginásio Jerônimo Samita Maia, o Samitão, e o segundo no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. O próximo será em abril no Bairro da Cohab.

Dona Cândida Camila de Almeida, 74 anos, é natural de Ribeirãozinho. Desde os 15 anos mora em Alto Araguaia. Mãe de quatro filhos e moradora do Bairro Gabiroba, ela conta que as atividades propostas pela Secretaria de Saúde, por meio do PSF Gair de Barros, melhoraram sua qualidade de vida. “Sentia muitas dores e depois das atividades físicas melhorou muito. Estou me sentindo bem. Quem não conhece tem que vir, porque a atividade física é muito boa”, disse.

A secretária de saúde, Manoela Nunes de Souza, ressaltou que as atividades agem na saúde preventiva. Ela acredita que os encontros têm levado benefícios aos pacientes, uma vez que através da interação e acompanhamento, é mais fácil aderir a uma rotina para controle da hipertensão e do diabete levando qualidade de vida. “Só tenho que parabenizar o NASF e toda equipe da saúde pelo trabalho desenvolvido em nossa cidade. Nossa prioridade é o atendimento. É muito importante ter encontros como este para levar informações e promover a interação entre as pessoas”, observa.