Secretaria de Obras e Infraestrutura recolhe lixo descartado de forma irregular às margens da MT-100

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SINTRAF) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) recolheu, nesta segunda-feira (27), cinco caminhões de lixo doméstico e entulhos diversos descartados irregularmente às margens da MT-100 na saída para Alto Taquari. A prefeitura vai intensificar a fiscalização no trecho e quem for flagrado poderá pagar multa administrativa, conforme previsto no Código de Postura da cidade.

O lixo se acumulava as margens da rodovia. Móveis, restos de materiais de construção, podas de árvores, roupas, sapatos, pneus, portas de metal, móveis velhos e até ossadas de animais estavam descartados no local, causando mau cheiro e desconforto à população.

De acordo com a secretaria, o local vinha sendo mapeado como um dos pontos críticos de descarte de lixo e material de forma irregular. “A gente vê a prefeitura limpando, mas nunca tem conserto. Eles limpam, mas sempre tem gente jogando mais lixo. Isso é muito ruim para cidade. Os moradores também precisam fazer a sua parte”, disse um motorista que passava pela localidade e pediu para não ter o nome divulgado.

O secretário Milton Lima fez um apelo à população para que não jogue material em local inadequado, visto que é necessário levar até o lixão, na altura do km 14 da MT-100, sentido Alto Taquari.

“É uma situação complicada, mas dentro do possível temos recolhido o material. Por ser uma região de poucos moradores dificilmente ocorre o flagrante para se apontar os responsáveis pelo descarte irregular. De qualquer forma vamos redobrar a atenção. Ocorrendo o flagrante serão tomadas as medidas necessárias”, alerta o secretário.