Secretaria de Meio Ambiente fará poda de 160 árvores da Avenida Carlos Hugueney

O procedimento é uma ação preventiva que visa mitigar a situação crítica da vegetação.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Secretaria de Meio Ambiente fará poda de 160 árvores da Avenida Carlos Hugueney

Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) iniciou nesta terça-feira (13) a poda de árvores na Avenida Carlos Hugueney, no centro da cidade. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA). A via possui uma grande quantidade de árvores como Monguba, Fícus Benjamin, Sibipiruna, Ipê, entre outras espécies. O procedimento é uma ação preventiva que visa mitigar a situação crítica da vegetação, promover ações necessárias à segurança da população minimizando potenciais riscos e acidentes envolvendo a queda de árvores ou quebra de galhos, além de melhorar a visibilidade da sinalização de trânsito e a iluminação pública.

O trabalho também será efetuado nos quadrantes da Praça Coronel Ondino Lima e na lateral da Avenida Jerônimo Samita Maia. A SEMAPA explica que as podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas, desobstrução das vias e da iluminação. O objetivo é garantir que a planta continue saudável.

Na avenida, foram vistoriadas pelo secretário de Agricultura João Dias, pelo engenheiro florestal Emílio Antônio Gomes e assessor técnico de meio ambiente, José Carlos de Oliveira cerca de 160 árvores, das quais 20 estão contaminadas por doenças como a “erva de passarinho” e a mosca branca. Estas plantas serão removidas e outras árvores serão plantadas em locais estratégicos afim de substituí-las, como prevê o Código de Posturas do Município.

O engenheiro Emílio Antônio explica que muitas das árvores ficaram vulneráveis a doenças e fungos por conta do manejo irregular na poda. “O que ocasionou a infiltração e contribuiu para formação de fungos. Também detectados plantas doentes e praticamente mortas com a erva de passarinho, que é aparentemente inofensiva. Essa planta se instala nas árvores e passa a se alimentar basicamente de seiva elaborada. Outras árvores sucumbiram à mosca-branca, inseto encontrado em todo mundo”, disse.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, João Dias, disse que os servidores da pasta juntamente com uma empresa terceirizada pela prefeitura vão empreender os esforços necessários para concluir o trabalho o mais rápido possível. “A execução dos serviços foi uma determinação do prefeito Gustavo Melo. Fizemos o levantamento e o mapeamento necessários para empreender as ações necessárias visando fazer a poda das proximidades da divisa com Santa Rita do Araguaia até a Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro”, explicou.