Secretaria de Educação realiza Seminário Municipal de Alfabetização

Evento transcorreu ao longo do dia no Centro de Convivência da Melhor Idade Luzia Ribeiro da Silva

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Secretaria de Educação realiza Seminário Municipal de Alfabetização

Marcos Cardial

A Secretaria Municipal de Educação de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) realizou na terça-feira (19.set.2023), o 2° Seminário Municipal de Boas Práticas Alfabetiza MT. O evento, que contou com a presença de professores alfabetizadores, representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis (DRE), faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Alfabetiza MT, o qual o município fez a adesão em 2022 e que tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental.

O evento, que transcorreu ao longo do dia no Centro de Convivência da Melhor Idade Luzia Ribeiro da Silva, contou com apresentações culturais, palestras e trocas de experiências entre os profissionais da educação. Em Alto Araguaia, por exemplo, a Escola Municipal Maria Júlia de Almeida ficou em 58ª lugar entre 100 unidades de ensino premiadas na rede pública de ensino de Mato Grosso para receber o Prêmio Educa Mais MT em decorrência do desempenho obtido na aprendizagem dentro do Programa Alfabetiza MT no decorrer do ano de 2022.

Em relação ao seminário, a secretária de Educação de Alto Araguaia, professora Eva Carmem, que também representou o prefeito Gustavo Melo (PSB), observou que o evento foi uma oportunidade para que fossem feitas análises das ações desenvolvidas, comemorar os avanços e entender em quais pontos o município pode avançar ainda mais. Ela ressaltou que encontro é parte integrante da agenda pactuada entre as secretarias Estadual e Municipal de Educação voltada ao Programa Alfabetiza MT.

“Esse Programa tem por objetivo alfabetizar a criança na idade certa, que saia do segundo ano do ensino fundamental sabendo ler, escrever e interpretar textos simples. Vocês [professores] trabalham em sala de aula e se dedicam. Após um dia trabalhoso, bem cansativo, ainda participam das formações do Alfabetiza com dedicação, empenho e sorriso no rosto. A gente só tem que parabenizar cada um de vocês pelo empenho e comprometimento dos professores e gestores escolares que fomentam todo esse processo”, disse a secretária.