Secretária de Educação participa de seminário para discutir a implementação do Documento de Referência Curricular

Por Rosane Brandão | Secom-MT com Assecom/AI

A secretária Municipal de Educação de Alto Araguaia (MT), Paula Regina Niedermeier Fraga, participou na última semana, de um seminário sobre o processo de vigor do Documento Referência Curricular (DRC) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O seminário realizado em Cuiabá, debateu as maneiras para ampliar os estudos, debates e orientações para o processo de implementação do Documento de Referência Curricular para as redes de ensino do Mato Grosso e auxiliar as escolas no processo de reelaboração e adequação da proposta de política pedagógica para o ano letivo de 2020.

O DRC foi homologado em dezembro de 2018, pela Secretaria de Estado de Educação Marioneide Kliemaschewsk. Ele começa a ser implantado neste ano em todas as escolas públicas e privadas de Mato Grosso que atendem as etapas do ensino fundamental e educação infantil, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Entre os assuntos debatidos estão: a gestão pedagógica das secretarias de educação e unidades escolares pós BNCC; desafios e perspectivas da implementação do documento referência curricular; campos de experiências e ações pedagógicas na Educação Infantil, entre outros.

A BNCC define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos precisam desenvolver nas etapas e modalidades da Educação Básica.