Secretaria de Agricultura inicia vistorias em propriedades rurais para emissão do SIM em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMIC), deu o pontapé para emissão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Nessa terça-feira (3), o secretário de Agricultura, João Dias, e a médica veterinária Nayara Costa iniciaram visitas técnicas para atender a demanda dos produtores e orientá-los a se enquadrar à Legislação Municipal. As vistorias começaram por propriedades no Projeto de Assentamento Gato Preto.

O certificado é um selo de qualidade do produto, que poderá ser produzido em maior quantidade e vendido nos mercados do município. O SIM assegura vantagens aos produtores. Entre elas a segurança para produzir. Além dos agricultores, quem ganha é o consumidor, que ficará mais tranquilo quanto a origem e higiene dos produtos que compra.

Inicialmente serão atendidos 21 produtores que protocolaram requerimentos junto a Secretaria de Agricultura. A contratação da médica veterinária pelo município agilizará a emissão do SIM. Todo o processo de inspeção é de responsabilidade da profissional, que avalia as condições de trabalho e de produção. Com o apoio técnico, os produtores rurais, em especial da agricultura familiar, terão condições de produzir dentro da legalidade, incrementar a renda e aquecer a economia ao abastecer o mercado interno.

“As visitas foram feitas com objetivo de orientá-los para obtenção do selo e assim ficarem aptos a comercializar os produtos. O SIM fornece um selo de garantia que atesta a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal. Com ele, o pequeno produtor tem a possibilidade de vender a produção em estabelecimentos comerciais que, por questões sanitárias, exigem a certificação dos fornecedores”, disse João Dias.

A emissão do selo requer um investimento do produtor. A prefeitura se compromete a fazer as vistorias técnicas e orientá-los em caso de adequação do espaço utilizado para manuseio e acondicionamento dos produtos até a comercialização.

O produtor que desejar requerer o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) deve solicitá-lo na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, na sede da Prefeitura de Alto Araguaia. Nessa solicitação deve especificar o que fabricará, processará ou industrializará.