Saúde Mental será debatido durante conferência municipal na próxima semana em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

O tema saúde mental será o principal assunto de debate para construção e atualização das políticas públicas voltadas a área. O movimento faz parte da primeira Conferência Municipal de Alto Araguaia (MT) que acontece no dia 18 de janeiro. O evento que reúne profissionais de saúde também será aberto à população.

Com início às 13h (Horário de Brasília), o encontro será realizado na Câmara Municipal de Vereadores. O tema está voltado para a política da saúde mental, defesa, cuidado, liberdade e avanços. Durante a tarde, haverá palestras conforme eixos temáticos e posterior discussão com escolha de delegados municipais para representar na Conferência Estadual.

“A conferência é um meio de discutir melhorias, revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental. Os últimos anos com a chegada da pandemia é um exemplo das mudanças que foram provocadas em diversos ambientes. Então precisamos discutir estas políticas e coloca-las em prática”, destaca o secretário de Saúde, Cleomar Vilela.

O encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde.

EIXOS TEMÁTICOS

? Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

? Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

? Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

? Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.