Sarau Literário será realizado pela Secretaria de Educação de Alto Araguaia na próxima semana

Sarau Literário será realizado no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa, à partir das 14h.

Por Robilany Lima | Assecom/AIA

Foto ilustrativa | Janete Barros

Fomentar a cultura local e incentivar estudantes e a sociedade sobre a importância da leitura, dentro e fora do ambiente escolar. É com este objetivo, que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), em parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público, promovem, na próxima sexta-feira (01/12), o primeiro Sarau Literário. O evento é aberto ao público e conta com premiação de alunos e escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino.

Stands com exposição de trabalhos de literatura, livros e momentos de contos de história, estão na programação do projeto que será realizado no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa, a partir das 14h (horário de Brasília). Já às 19h, acontecem apresentações culturais com dança, teatro e música, além de gastronomia e divulgação das escolas e estudantes vencedores da competição.

A premiação será dividida por categoria, sendo os três melhores trabalhos para cada aluno e escola. As crianças serão premiadas com um tablet. Para os três melhores trabalhos a premiação será em dinheiro, sendo R$ 1.000,00 reais para o primeiro lugar, R$ 500,00 para o segundo lugar e R$ 300,00 para o terceiro colocado. As escolas representadas pelos três finalistas também serão premiadas com um datashow portátil.

No decorrer desta semana, professores e diretores de cada unidade escolar farão uma banca examinadora que será responsável por selecionar os estudantes que irão representar suas respectivas escolas e concorrer aos prêmios. Todas as escolas terão stand próprio com a divulgação de seus trabalhos, livros de literatura e as histórias que serão contadas por professores.

Segundo a titular da Semed, Kátia Almeida, as parcerias entre as escolas, juntamente com Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura, são importantes para incentivar os alunos a participarem de projetos que fortaleçam a cultura do município. “Esta iniciativa é o caminho para despertar o gosto pela leitura, pelo conhecimento. Pais, familiares, amigos e a sociedade em geral estão convidados a prestigiarem mais este evento, este momento de trocas de experiências e cultura”, diz a secretária.