Sala do Empreendedor em Alto Araguaia divulga balanço e fecha 2017 com 1.862 atendimentos e ações

Os dados compreendem os meses de março a dezembro de 2017

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Assessoria Eletronorte

A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Unidade do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), divulgou um balanço com as atividades realizadas entre março e dezembro de 2017. De acordo com as informações foram 1.862 ações foram empreendidas nos últimos dez meses, entre atendimento ao público, consultas, capacitações e palestras, orientações e eventos.

O Centro de Atendimento Empresarial está voltado ao suporte às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. A instalação do município é fruto de gestão do prefeito Gustavo Melo (PSB) e deu-se por meio de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a Prefeitura de Alto Araguaia, o Sebrae e a Associação Comercial e Empresarial do município (ACEAIA). O objetivo com a instalação do CAE no município é dar apoio, consultoria e facilitar o acesso para os empreendedores, o que agiliza o atendimento para abertura de microempresas visando o fomento à economia, a geração de emprego e renda.

As ações são coordenadas pela agente de desenvolvimento, Nelcy Pio Peron. Segundo ela, foram 403 atendimentos de orientações diversas nos primeiros dez meses de atividade do órgão na cidade. O balanço das atividades revela a formalização de 31 empresas por meio do Microempreendedor Individual (MEI); 343 consultas sobre linhas de crédito e 309 consultas sobre MEI. Também foram ofertadas 98 capacitações e palestras online e realizadas 12 apresentações sobre o MEI.

As ações do CAE em Alto Araguaia incluem ainda a participação em 27 eventos desenvolvidos pelo Sebrae com capacitação presencial e realizadas 104 consultas de linhas de crédito por meio do Programa Desenvolve Mato Grosso. No período, também foram efetuadas 47 declarações anuais de MEI e emitidos 472 boletos.

Segundo a agente de desenvolvimento, Nelcy Pio Peron, os resultados nos primeiros 10 meses foram positivos. Ela reforçou ainda que os objetivos estão sendo alcançados, principalmente porque os empreendedores de Alto Araguaia estão buscando a consolidação no mercado por meio da regularização das atividades com foco na capacitação via Sebrae. “Ao longo de 2017 tivemos dois eventos importantes: a Semana do Empreendedor e do Fomenta MT, que tiveram como foco trazer novidades aos empreendedores. Os resultados estão sendo positivos”, disse Nelcy.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) ressaltou que a Sala do Empreendedor estimula a formalidade, o que contribui para a geração de emprego e renda em Alto Araguaia. “No CAE é possível ter acesso a consultoria técnica especializada. Com isso, os empresários, principalmente os micros e pequenos empreendedores, podem tirar as suas dúvidas, buscar esclarecimentos para se sentirem mais seguros na hora de formalizar o investimento para garantir mais emprego e renda para a comunidade”, observa o prefeito.

O CAE funciona na sede própria da Prefeitura, na Avenida Carlos Hugueney, no centro. O horário de atendimento é das 13h às 18h (horário de Brasília).