Saiba o que muda no atendimento do Hospital Municipal e setores da saúde em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) adotou medidas preventivas de contenção de propagação do novo Coronavírus. A decisão altera o fluxo dos principais meios de atendimento ao público na saúde, como o Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, Central de Regulação e programas da Atenção Básica.

Conforme explica a gestora da pasta, Manoela Nunes de Souza, as equipes da saúde têm participado de capacitações em pequenos grupos, afim de estarem preparadas para o atendimento quanto à doença. A ação da SMS também é reforçada com a distribuição de álcool gel nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), órgãos públicos e escolas.

“Pedimos à população compreensão afim de que possamos evitar aglomeração nestes espaços e assim prevenir a doença. Importante ressaltar que os usuários devem procurar as unidades de saúde mais próximas e que atendimento no hospital municipal são em casos de urgência”, orienta Manoela Nunes.

Veja a seguir as medidas adotadas

Hospital Municipal:

- Horários de visitas estão suspensos afim de evitar aglomeração e maior contato com usuários que estejam enfermos;

- Em caso de medicações, será permitida a entrada apenas do paciente;

- Crianças ou idosos que necessitam atendimento ou medicação, terá direito apenas a um acompanhante;

- Em consultas ou procedimentos, os adultos devem evitar levar crianças ou algum acompanhante;

Central de Regulação:

- Procedimentos de consultas, exames e cirurgias eletivas no município de referência (Rondonópolis/MT) foram suspensas;

- Serão encaminhados para unidade de referência, pacientes em casos de urgência regulados pelo Hospital Municipal. Medida foi adotada pela Secretaria de Saúde e Central de Regulação de Rondonópolis.

Programas da Atenção Básica:

- Atividades do Programa Geração Saúde foram suspensas;

- Atividades de orientação dos programas de atendimento ao hipertenso, diabético, gestantes mantem regular nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).