Rumo aplica R$ 30 mi em obras no terminal de Alto Araguaia; prefeito Gustavo Melo destaca investimento

Prefeito (detalhe) comemora investimentos que possibilitarão reaquecimento do terminal em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

O terminal ferroviário de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) passou por um processo de reestruturação operacional. A Rumo fez investimentos de cerca de R$ 30 milhões em obras de adequação elétrica, pátios, armazém, sistema de combate a incêndio, drenagem, entre outros, para aperfeiçoar o atendimento as cooperativas, indústrias e produtores da região. O prefeito Gustavo Melo (PSB) destacou a importância dos investimentos para a cidade com foco no reaquecimento no terminal, o que possibilitará geração de emprego e incremento da renda local.

“Quero parabenizar a Rumo. Alto Araguaia ganha muito com os investimentos. O município e a região estão passando por um novo ciclo econômico com a expansão da lavoura. Aqui é um entroncamento rodoferroviário. No município os modais ferroviário e rodoviário se encontram, formando um importante corredor logístico formado pela BR-364 e MT-100 e o terminal de grãos, extremamente importantes para escoamento de toda safra”, observa.

O terminal conta com quatro tombadores e uma moega que podem descarregar em média 16 caminhões por hora. A média diária de descarga gira em torno de 250 a 300 caminhões de farelo e soja por dia. A estrutura inclui sete armazéns para 4,5 mil toneladas cada. Pelo terminal passam dois trens com 80 vagões de farelo.

O gestor lembra que a inauguração do terminal em 2003 provocou significativas mudanças econômicas em torno da participação da cidade no Índice de Valor Agregado (IVA), que não parou de crescer. O IVA é a parte que cabe a cada município do total do ICMS arrecadado pelo Estado. Com a inauguração do terminal de Rondonópolis a retração econômica foi inevitável, principalmente a partir de 2015.

“Somente o reaquecimento do terminal possibilitará a retomada da economia em nossa cidade, bem como a melhora da arrecadação do município. Reforço mais uma vez que os investimentos anunciados pela Rumo são extremamente importantes. Além disso, temos atuado em outra frente com a criação de um novo distrito industrial e a atração de empresas para investir no município”, disse o prefeito.