Reunião discute projeto entre Prefeitura e Rotary Club para investimento no Hospital Municipal

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

O Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney deverá receber investimentos por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Rotary Club Distrito 4770, área 1. O assunto foi debatido na manhã desta terça-feira (27) em reunião no gabinete do prefeito Gustavo Melo (PSB) com representantes do clube de serviço. Agora, o projeto vai para avaliação e apreciação pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Poder Judiciário.

A proposta de parceria entre Prefeitura e o Rotary Club veio com a criação do Projeto Bem-Estar dos Usuários do Hospital Municipal idealizado pelo diretor de projetos da entidade, Dimas Gomes Neto. Os recursos para o desenvolvimento do projeto são oriundos da realização de leilão de madeiras apreendidas e de transações penais.

A previsão é de adquirir 15 camas hospitalares, 15 cadeiras para acompanhantes e um ventilador mecânico para uso adulto e pediátrico para atender pacientes que buscam atendimento na unidade. O montante de investimento deve ser de quase R$ 100 mil.

A parceria para compra dos equipamentos vem ao encontro de uma política pública de melhorar na qualidade dos serviços públicos, em especial do hospital municipal de acordo com o prefeito Gustavo Melo (PSB).

“Repassamos esse projeto para o Rotary Club intermediar recursos no sentido de ajudar o município. Apresentamos como demanda a compra de camas, cadeiras e um ventilador mecânico para o hospital municipal. Queremos agradecer imensamente o Rotary que vem há muito tempo contribuindo com o município. Colocamos a administração municipal a disposição visando parcerias futuras para ajudar a nossa comunidade”, disse o prefeito.

Somente em 2017, o hospital municipal de Alto Araguaia efetuou mais de 82 mil procedimentos diversos, entre consultas, exames, cirurgias diversas, transporte e encaminhamento de pacientes. Os números correspondem a quase cinco vezes a população da cidade, estimada em cerca de 17 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2012.

Participaram da reunião junto com o prefeito o superintendente do hospital municipal Alex Sander Azevedo e os rotarianos Maximilian Gonzalez, German Neto, Dario Martins, Aureo Sierra e Joaquim Severino, o Jocas Parafuso.