Reunião discute criação de transporte urbano para Alto Araguaia

Reunião discute criação de transporte urbano para Alto Araguaia
[caption id="attachment_22142" align="alignleft" width="351"]DSC03375 Médico da ALL, Vardiceu Gênaro, entrega chave do veículo UTI ao prefeito Maia Neto[/caption] Alto Araguaia, MT – A saúde no município de Alto Araguaia (região Sul de Mato Grosso) ganhou dois importantes reforços. A América Latina Logística (ALL), concessionária responsável por explorar o transporte ferroviário no Estado, entregou na manhã desta sexta-feira (09/08) uma UTI móvel e equipamentos para instalação de uma UTI fixa no Hospital Municipal. A chave do veículo foi repassada pelo coordenador da área de Saúde da companhia e médico do trabalho, Vardiceu Gênaro, ao prefeito Maia Neto (PR). A cerimônia de entrega do veículo, dos equipamentos, bem como a assinatura do termo de doação, aconteceu no próprio Hospital Municipal por volta das 11h. O objetivo da parceria entre Poder Executivo e a ALL é melhorar atendimentos de urgência e emergência que necessitem de transporte para tratamento médico em outras localidades. A nova unidade prestará atendimentos no raio de 100 km. A UTI é totalmente equipada com respirador, oxímetro, equipamento para entubação, entre outros para transporte de alto risco a longas distâncias. O coordenador da área de Saúde da companhia e médico do trabalho, Vardiceu Gênaro, explicou que o os equipamentos da UTI são de última geração. “É uma UTI completa com infraestrutura para transporte com toda segurança de pacientes graves e de alto risco. É uma da melhores que existe no Brasil”, garantiu o médico da companhia. E a prefeitura de Alto Araguaia não recebeu apenas o veículo. O município também foi contemplado com uma UTI fixa na ordem de mais de R$ 63,8 mil. “Todos os equipamentos estão à disposição e aguardando a reforma do hospital municipal para serem montados. Com esta doação pensamos justamente no paciente. Com esta UTI fixa é possível um trabalho de atendimento para estabilizar o quadro e ter condições mais seguras de transporte do paciente. Foi um pedido da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, que a ALL procurou atender da melhor forma possível”, disse. O prefeito Maia Neto agradeceu a doação que vem a reforçar a frota de veículos para atender a saúde local. Além disso, o gestor anunciou que a prefeitura vem fazendo investimentos na compra de veículos. Recentemente foram adquiridos dois veículos para saúde, uma caminhonete para atendimento médico e odontológico na zona rural e nos próximos dias chega mais uma ambulância para o Hospital Municipal. [caption id="attachment_22143" align="alignright" width="351"]DSC03370 Veículo é completo e um dos mais modernos do País. Equipe da ALL, o prefeito Maia Neto e secretária de saúde Martha Maia durante entrega[/caption] “Queremos fortalecer ainda mais esta parceria com a ALL. Aproveitamos a ocasião para solicitar mais aparelhos para o hospital municipal e mais uma UTI. Estamos promovendo uma grande gestão para reequipar o hospital municipal e quem ganha é a população que será ainda mais assistida na área da saúde”, disse o prefeito. A secretária Martha Maia Brandão agradeceu a companhia pela doação. “Só temos a agradecer a ALL, que tem sido uma importante parceira da saúde de Alto Araguaia. É uma grande doação. Desde maio passado vínhamos intensificamos contatos com a companhia visando essa doação e a partir de agora esta unidade já está à disposição. Quanto a UTI fixa, assim que a reforma do hospital for concluída, será totalmente montada”, explica a secretária. Também participaram da cerimônia de entrega secretários municipais; presidente da Câmara de Vereadores Wanderalques de Castro, o Wando (PR); vereadores Marizan Nunes da Costa, Guilhermino Berigo e Nelcy Pio Peron (ambos do PT); Rosimeiry Lopes (PR); Sylvia Maia Santos (PTB); Jorge Antônio de Melo (DEM); prefeito de Santa Rita do Araguaia (GO), João Batista (PSDB); primeira-dama Joelma Gomes e secretário de administração Marcos Antônio Correa.