Reunião define novos investimentos para o Senai em Alto Araguaia

Reunião define novos investimentos para o Senai em Alto Araguaia
[caption id="attachment_24755" align="alignright" width="319"]DSC04056 Mudas começam a ser distribuídas no próximo dia 31 na SEMAPA[/caption] Alto Araguaia, MT – A prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) segue investindo na produção de mudas de hortaliças, legumes e frutas para distribuir gratuitamente à população. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) que prepara uma nova remessa de 3,5 mil mudas que serão entregues a partir do próximo dia 31 de outubro a partir das 10h. Na primeira etapa foram 800 mudadas. O objetivo com o trabalho desenvolvido pela SEMAPA é incentivar o cultivo de hortaliças, legumes e frutas, por isso quadruplicou a produção visando beneficiar um número mais de moradores. Todas as mudas disponíveis de pimentão, banana, pimenta, tomate, entre outras, são livre de agrotóxicos. Além da entrega, a SEMAPA também presta consultoria agronômica sobre o procedimento correto a ser adotado quando no plantio das mudas. A ação conta com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e Rotary Club. As pessoas que mantém este hábito milenar de promover o plantio de frutas e legumes bem como pequenos produtores rurais devem ficar atentos quanto ao período de entrega, caso contrário terão de esperar a próxima remessa para ter acesso às mudas. Para produção desta nova leva de mudas, a SEMAPA inovou com a construção de um grande canteiro coberto por uma fina tela visando evitar insetos, bem como desenvolveu um sistema de irrigação que vem servindo de modelo. “É um trabalho fantástico. As pessoas que tiverem acesso as mudas terão plantas de qualidade, livre de qualquer tipo de agrotóxico. A população terá acesso a essas mudas de forma totalmente gratuita. Que tiver alguma dúvida e quiser conhecer este projeto pode procurar a secretaria que estamos à disposição para qualquer esclarecimento”, destacou o secretário. Além de incentivar uma alimentação saudável ao disponibilizar plantas livre de agrotóxicos, o objetivo da prefeitura, por meio da SEMAPA, é criar mecanismos para que o pequeno produtor diversifique a produção bem garanta a complementação da renda. “Esse programa de doação de mudas, produzidas por agrônomos lotados na SEMAPA, é muito importante em Alto Araguaia. Só temos a parabenizar todos os envolvidos e queremos pedir à comunidade local, bem como aos pequenos produtores, que fiquem atentos quanto ao prazo de entrega destas mudas, que são de qualidade”, disse o prefeito Maia Neto (PR).