Alto Araguaia, MT – No que depender das ações da prefeitura de Alto Araguaia o projeto de doação de mudas de hortaliças, frutíferas e de espécies florestais terá seguimento em 2015. E o pontapé já foi dado. Durante toda a última quinta-feira (8/1) técnicos das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente se desdobraram para garantir a entrega de mais 2 mil unidades. A exemplo de edições anteriores, os moradores locais e do município de Santa Rita do Araguaia, em Goiás, elogiaram a iniciativa.
[caption id="attachment_30387" align="alignright" width="220"]
Moradores não perderam tempo e garantiram mudas de qualidade. Pessoas devem levar sementes para diversificação na produção de mudas[/caption]
O projeto é totalmente custeado pela prefeitura de Alto Araguaia. Com a entrega da última quinta-feira, já foram repassadas à comunidade 36,7 mil mudas. A tendência é de mantê-lo visando promover, diversificar e ampliar a produção de alimentos. Outra premissa da ação é assegurar que produtores que possuem passivo ambiental façam o replantio em áreas degradadas. As mudas produzidas são de qualidade, livres de agrotóxicos e preparadas por técnicos especialistas.
Outra importante contribuição para o trabalho tem sido feita pelos moradores da região, que trazem sementes até as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente para produção de novas mudas assegurando um número maior de mudas produzidas. A ação tem garantido uma diversificação muito maior de espécies hortaliças, frutíferas e espécies florestais. Tudo é produzido no próprio viveiro da prefeitura, aos fundos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Nesta etapa foram distribuídas mudas de pimenta, jiló, banana, mamão, tamarindo, jurubeba, mudas de oiti entre outras. O secretário interino de agricultura, Jefférson Luiz Berigo, titular da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, destacou a importância do projeto em Alto Araguaia.
“Tanto para a comunidade local, como para os produtores rurais. O prefeito Maia Neto tem nos dado total respaldo no desenvolvimento do projeto. Sem dúvida um momento importante porque as pessoas contempladas tiveram acesso a mudas de qualidade e livres de agrotóxico. O objetivo com o trabalho é de garantir a produção de alimentos saudáveis e ainda oportunizar aos produtores a regularização para aqueles que possuem passivo ambiental. Em breve teremos mais uma etapa de distribuição”, disse.
Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia