Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA
A Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) informou que à falta de energia na região em que está localizado o escritório do órgão comprometeu o fornecimento de água para população na sexta-feira (20) e no sábado (21). Embora os constantes contatos com a central de atendimento da Energisa, concessionária de energia de Mato Grosso, o problema de queda de nível na energia da região não tem rápida resolutividade e tem ocorrido com frequência nos últimos dias, conforme explicou o superintendente da DIVAES, Jota Silva
Na sexta-feira, por exemplo, o abastecimento de água em toda cidade foi comprometido por conta da queda de fase na localidade. A situação gerou uma chuva de reclamações junto a DIVAES, sem que o órgão tenha qualquer responsabilidade. A única saída, segundo o superintendente do órgão, foi efetuar a reclamação no 0800 da Energisa para obtenção dos protocolos e comunicar a concessionária responsável pelo fornecimento de energia. Mesmo assim qualquer ação por parte da empresa leva no mínimo quatro horas apenas para ‘bater a chave que cai’ e deixa toda localidade em meia fase. A situação voltou a se repetir no sábado, deixando novamente a população de toda cidade desabastecida.
Segundo Silva, a situação se repete rotineiramente. A queda de fase na região, inclusive, já provocou a queima de máquinas de capitação e do sistema de distribuição. “Fizemos grandes investimentos na DIVAES a pedido do prefeito Gustavo Melo. Infelizmente a Energisa deixa a desejar no atendimento sempre que ocorre a queda fase. É uma situação que tem comprometido o serviço de atendimento de água. Sem a energia necessária temos dificuldade com a parte da capitação de água bruta e com a distribuição. Isso sem contar queimas de equipamentos que trazem prejuízos e gera transtornos”, esbravejou Jota Silva.
SUBIU O TOM – O prefeito Gustavo Melo (PSB) fez duras críticas ao serviço prestado pela Energisa no município. Ele afirmou que sente falta da Rede/Cemat, antecessora da Energisa. A empresa mantinha um profissional exclusivo no município e nestas situações apresentava plano de resolução de problemas rapidamente, sem comprometer os serviços públicos, especialmente no fornecimento de água à população.