Projeto social possibilitará a fabricação de fraldas descartáveis em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Um novo projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) de Alto Araguaia (MT), possibilitará a fabricação de fraldas descartáveis. A entrega da máquina e apresentação do programa que tem a parceria da Justiça do Trabalho, foi realizado nesta quinta-feira (20) no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).  O projeto confeccionará fraldas geriátricas para adultos e infantis para meninos e meninas. Os produtos também irão compor o kit de maternidade e serão entregues inicialmente para gestantes de 2020.

Os materiais serão adquiridos pela prefeitura, enquanto que o equipamento foi doado através da destinação de valores de condenações em ações coletivas. Durante a rápida solenidade, estiveram presentes o prefeito Gustavo Melo, primeira dama Priscila Dourado Martins, servidores, e o analista judiciário federal, Marcos Aurélio Altafini, no ato, representando a juíza do trabalho, Drª Karina Rigatto.

A primeira dama explica que o trabalho realizado in loco pelas agentes de saúde do município, as visitas de rotina da equipe da Assistência Social e o trabalho de apoio por meio do CRAS, permitiram ter um levantamento maior das necessidades da comunidade. “Ao conhecer esta realidade, discutimos o projeto com o prefeito Gustavo Melo, elaboramos e enviamos para Justiça do Trabalho”, conta.

Com a parceria firmada entre os poderes, o chefe do executivo municipal afirma que o maior beneficiado é a comunidade. “O que estamos realizando hoje é justiça social. A nossa gestão tem sido pautada em diversas parcerias de resultados. Com todos os critérios existentes no programa, a assistência será voltada para famílias carentes, que realmente passam por dificuldades financeiras e necessidades”, pontua Gustavo Melo. O gestor parabenizou ainda todos os profissionais do Social e da Saúde. “Belíssimo trabalho que tem desenvolvido com as gestantes do município”, conclui.

“De onde vim a gente não vê esse trabalho. Achei muito bacana. Para mim é uma grande ajuda, ainda mais para gente que é carente”, disse a gestante Ana Paula da Cruz Santos, que há um ano e meio mora em Alto Araguaia. A futura mamãe conta que está à espera de uma menina e que fará parte de todos os projetos disponíveis.

ENTREGA DE KITS – Durante a ação de entrega da máquina de fraldas, o prefeito Gustavo Melo também entregou seis kits maternidade para as futuras mamães que darão à luz no final de fevereiro e início de março. Cada kit contém um macacão, luva, meia, body, cueiro, fralda e bolsa de vinil. O programa Cegonha Araguaiense foi lançado em junho de 2019.

Além da assistência com o kit, as mulheres recebem acompanhamento em todas as fases da maternidade com orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, importância do pré-natal, nutrição da mãe, entre outros. O trabalho é desenvolvido por meio da equipe da Secretaria de Saúde através do Centro de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM).

“As gestantes que não participam de nenhum programa que é oferecido de forma gratuita pelo município, pode procurar o CRAS para realizar o cadastro e receber toda orientação”, finaliza Priscila Dourado.