Projeto Sesc Saúde Mulher finaliza atendimentos em Alto Araguaia com mais de 3 mil exames

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Os atendimentos do Projeto Itinerante Sesc Saúde Mulher, uma parceria da Prefeitura de Alto Araguaia, através da Secretaria de Saúde (SES), com a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), foram concluídos nesta sexta-feira (15.set.2023). A iniciativa, inédita em toda região, começou no último dia 19 de julho e desde então efetuou mais de 3 mil exames de mamografia e Papanicolau em 328 horas de atendimentos.

Uma rápida cerimônia com a presença do prefeito Gustavo Melo (PSB), secretários municipais de Alto Araguaia, e dos secretários de Saúde de Alto Garças, Domingos Wagner, e de Santa Rita do Araguaia (GO), Rodrigo Barbosa, e vários servidores da saúde, marcou a encerramento das ações no município. Com os atendimentos realizados até quinta-feira (14) eram realizados 1.184 exames de papanicolau e 1.846 exames de mamografia.

“Quero primeiramente agradecer a Deus por esse projeto ter vindo para Alto Araguaia. Conseguimos zerar a fila de exames de mamografia. É um saldo muito positivo. O investimento na prevenção é muito mais barato e menos doloroso. Quero agradecer os prefeitos da região e o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, e todos que fazem esse projeto beneficiar tantas pessoas. Nossa gratidão. Já estamos discutindo novas parcerias para que outras iniciativas venham para Alto Araguaia beneficiar toda região”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde, Manoela Nunes, citou que a iniciativa foi muito importante para assegurar o atendimento em domicílio aos pacientes de Alto Araguaia e muito mais próximo para mulheres dos outros municípios atendidos. “Os números são muito expressivos. Fornecer estes exames gratuitos à nossa comunidade e aos municípios vizinhos é dar mais conforto e a possibilidade de diagnóstico precoce para o tratamento”, destacou.

Selma Grisolia, 61 anos, veio de Alto Taquari em busca do exame de mamografia e destacou que a iniciativa é muito importante. “Então quando se tem essa oportunidade de fazer, ainda mais de graça, tem que aproveitar”, citou. Solange Nauman, 63 anos, também veio de Alto Taquari realizar o exame. “Temos que aproveitar e usufruir. A gente tem que se cuidar. Câncer é uma palavrinha pequena, mas eu passei e sei o quanto que é difícil passar pelo processo de quimioterapia, perder o cabelo e passar por todo o tratamento. Eu procuro me cuidar e se prevenir. A gente tem que agradecer o município de Alto Araguaia por estar proporcionando essa carreta para fazermos o preventivo”, frisou.