Projeto Remanso do Araguaia resgata histórias e lendas locais

Projeto Remanso do Araguaia resgata histórias e lendas locais
Alto Araguaia, MT – As escolas da rede municipal em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) inauguraram ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Em 2014, o trabalho aborda as práticas corporais, atividades físicas e lazer na perspectiva da cultura de paz e direitos humanos. Estão envolvidas na iniciativa as secretarias municipais de Educação e de Saúde, além de integrantes das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF). O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. [caption id="attachment_27559" align="alignleft" width="468"]DSC06578 Nesta sexta-feira, integrantes do PSF Vanessa Walter e do NASF atenderam alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Ferreira Ribeiro[/caption] A intenção com o trabalho é levar promoção e prevenir agravos à saúde, bem fortalecer ações de política de governo prioritárias no âmbito da saúde e da educação; incentivar a integração e a articulação das redes de educação e atenção básica; fortalecer a comunicação entre escolas, equipes de atenção básica e unidades básicas de saúde. O PSE em Alto Araguaia foi iniciado com atividades na Escola Municipal de Educação Infantil Izoldina de Castro Maia no último dia 04. No dia seguinte, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues. Na sexta-feira (6), os alunos da educação infantil da Escola Maria Ferreira Ribeiro foram os beneficiados. O trabalho dá uma pausa e retorna no próximo dia 16 com palestras e teatros na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, no Bairro na Cohab. No dia 18 será a vez dos alunos da Escola Municipal José Inácio Fraga, no bairro Boiadeiro serem abarcados pela ação. Os profissionais das unidades de saúde de cada bairro é que levam as palestras e teatro aos alunos. “O município de Alto Araguaia aderiu ao programa. A proposta é levar palestras e teatros em todas as escolas”, disse Thays Cavalcante, fonoaudióloga do NASF. Nasf usará cultura das festas juninas para promover saúde Uma ação que já deu certo o ano passado será reeditada pelo NASF em parceria com os PSF’s em 2014. Aproveitando o mês dos eventos juninos, a cultura propagada pelas festividades será usada para promover a saúde junto aos grupos que apresentam quadros diagnosticados de diabetes e hipertensão e com idosos. Aproveitando o tradicionalismo da festa junina, as profissionais do NASF farão orientações e prevenções quanto à saúde. Pela programação, a primeira unidade a ser atendida deve ser o PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba. Inicialmente a ação está prevista para dia 10 de junho, mas a data pode ser alterada. No dia 11 será a vez do PSF Ondino Rodrigues de Lima, no Bairro Aeroporto. No dia 26 de junho, a ação será desenvolvida no PSF Vanessa Welter. Já no PSF Central, no Bairro Boiadeiro, a data ainda será definida.