Programa Saúde na Escola promove ações de combate à dengue

Ações de conscientização devem chegar a todas as unidades de ensino

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Programa Saúde na Escola promove ações de combate à dengue

Marcos Cardial

A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está levando palestras e promovendo atividades lúdicas para conscientizar crianças e adolescentes sobre o combate à dengue. As atividades marcaram o início do cronograma de trabalho do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem por objetivo conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e combate ao aedes aegypti.

Durante as palestras são levadas informações sobre os perigos da doença e orientações de como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A ação será direcionada a todas as escolas e creches municipais [Izoldina de Castro Maia e Maria Ferreira Ribeiro] e também na Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alto Araguaia (APAE). A previsão é que as ações sejam realizadas até dezembro. O trabalho é conduzido pela enfermeira Cristiane Teixeira. A iniciativa, segundo a profissional, é uma ação intersetorial do Ministério da Saúde e Educação que visa fortalecer o vínculo entre a Unidade Básica de Saúde e a comunidade escolar.

A primeira palestra do PSE em 2024 aconteceu na terça-feira (05.mar.2024) para alunos da educação infantil da Creche Izoldina de Castro Maia, que foram orientados sobre doenças, cuidados, sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e transmissão da dengue. Alunos da zona urbana também serão atendidos pela iniciativa.