Por Marcos Cardial | Assecom AIA
O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, está com as inscrições abertas para o programa "Meninas que Transformam", voltado à formação cidadã e à inserção de jovens e adolescentes no ambiente institucional do serviço público estadual. Em Alto Araguaia, a iniciativa é em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

As inscrições seguem até o dia 30 de junho, às 18h, e devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Estadual de Seleção, de forma gratuita, no endereço seletivo.seplag.mt.gov.br.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia, Laura Guimarães, explicou que a iniciativa é uma ação voltada à valorização e autonomia feminina de adolescentes e jovens, que desde cedo terão incentivo para inserção no mercado de trabalho. Segundo ela, o programa Meninas Que Transformam surge como uma iniciativa inovadora, focada no público infantojuvenil.
O programa é destinado a meninas que tenham entre 14 e 18 anos e estejam regularmente matriculadas no Ensino Médio, em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podendo ser da rede pública ou privada de ensino. A seleção das inscritas vai ser realizada mediante avaliação de desempenho escolar e análise do indicador socioeconômico.
O Programa Meninas que Transformam envolve atividades práticas supervisionadas em órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual. As participantes selecionadas terão jornada de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, dentro do expediente do órgão ou entidade de lotação. O edital prevê bolsa-auxílio mensal de R$ 770,00 e auxílio-transporte de R$ 220,54 durante o período de participação no programa.
O programa
O programa será executado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher.
As participantes vão realizar atividades supervisionadas em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de participar de cursos, oficinas, palestras e outras ações de desenvolvimento pessoal e profissional.
A jornada será de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais. As selecionadas irão receber uma bolsa de R$ 770, auxílio-transporte de R$ 220,54 e terão direito a um recesso de 30 dias a cada 12 meses de atividades.
O programa estará disponível em todos os municípios de Mato Grosso, permitindo que as candidatas escolham a cidade onde desejam atuar no momento da inscrição.
O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado em 14 de julho.