Profissionais do Hospital Municipal participam de treinamento para uso de UTI móvel

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Enfermeiros, motoristas e médicos que irão atuar nos atendimentos emergenciais na nova ambulância de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passam por treinamento. A capacitação dos profissionais do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, em Alto Araguaia (MT), visa o uso adequado do veículo que possui suporte avançado para atender casos graves ou transferências hospitalares de alta complexidade para outras regiões.

“Será um transporte para utilização em extrema urgência, com pacientes graves, gravíssimos, entubados ou com risco eminente de morte. A ambulância tem todos equipamentos e aparatos necessários para que tenhamos um aumento da chance de vida e suporte necessário ao paciente”, explica o médico José Augusto Gomes.

Conforme a secretaria de Saúde, o município atuava com empresa contratada para prestação do serviço. “A vontade maior do prefeito Gustavo Melo é de atender o paciente o mais rápido possível. Ficávamos esperando muito tempo desde a solicitação da Unidade até o encaminhamento para o destino. Com uma UTI própria vamos reduzir o tempo”, destaca a secretária Manoela Barbosa.

Visto que poucos municípios do Estado contam com uma UTI móvel própria, o prefeito Gustavo Melo disse que o veículo é uma conquista. “É mais um investimento que fazemos que fortalecer a saúde do município e possibilita maior segurança e agilidade no atendimento de pacientes graves”, afirma.

O veículo foi adquirido com recursos próprios e de emenda parlamentar.