logo

Profissionais da saúde de Alto Araguaia se capacitam em curso de primeiros socorros


Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

916 Acessos

Profissionais da saúde de Alto Araguaia se capacitam em curso de primeiros socorros

Profissionais da saúde de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) participaram do Curso de Primeiros Socorros finalizado nesta quinta-feira (16) na Universidade Aberta do Brasil (UAB). A capacitação foi possível por meio de uma parceria entre Sindicato Rural Patronal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Conselho Municipal de Saúde. Cerca de 12 profissionais realizaram a reciclagem no curso que contou com 15 integrantes.

O objetivo com o curso é garantir atendimento de urgência e emergência com segurança e oferecer reciclagem aos profissionais da saúde pública para iniciar procedimentos de socorro emergencial. Foram abordados conceitos básicos, como desobstrução das vias aéreas, transporte de vítimas e remoções de emergência. 

De acordo com a enfermeira instrutora do Senar, Keila Geane Silva Lima, todos os participantes terão mais noções básicas de atendimento de primeiros socorros. “Grande parte da turma está se atualizando com os protocolos, procedimentos de primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e de toda e qualquer situação de emergência que for necessária a intervenção do profissional de saúde ou do leigo treinado,” ressalta a enfermeira.

Durante o curso os participantes conheceram procedimentos que podem minimizar a gravidade da situação e, muitas vezes, são decisivos para a recuperação e a sobrevivência da vítima. A capacitação também ajuda na iniciativa do profissional, nos procedimentos de atuação na hora da emergência e a manter a calma, pontos importantes para realizar um bom atendimento.

Traumas, paradas cardíacas, reanimação cardio-pulmonar, queimaduras, fraturas, abordagem inicial, convulsão, desmaio, intoxicação, envenenamento e acidente com animais peçonhentos foram algum dos temas tratados durante os três dias de curso.