Profissionais da educação de Alto Araguaia avaliam e discutem metas durante audiência de plano municipal da área

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

Nesta quarta-feira (26), os profissionais da educação de Alto Araguaia (MT) se reúnem para discutir o Plano Municipal de Educação (PME). O plano traz um estudo sobre o município e mostra números e dados da educação afim de estabelecer metas a serem executadas. Desde a criação e aprovação da lei  Nº 3.636 em junho de 2015, foram propostas 14 metas.  A equipe técnica trabalhou durante dois meses para avaliar e monitorar as estratégias estabelecidas.

Dentre as metas propostas está em tese as vagas para alunos de creches, a alfabetização na idade certa, a valorização dos profissionais da educação. “Hoje será proposto mais 6 metas, que serão votadas por todo o corpo da educação”, diz a secretária de Educação, Paula Regina Fraga.

A gestora da pasta explica ainda que o PME deve acompanhar o Plano Nacional de Educação (PNE), que possui 20 metas constituídas. “Isso para que agora nós possamos readequar as metas, realizar melhorias necessárias. Posteriormente ao dia de hoje, será enviado ao executivo e ao legislativo para análise”, explica.

A secretária ressalta também que o PME não é apenas para a rede municipal de ensino, mas também para a rede estadual de ensino e as universidades constituídas no munícipio. “O plano emgloba desde o ensino infantil até o superior. Por isso é importante a participação de toda a sociedade civil organizada”, finaliza Paula Fraga.