logo

Professores da rede municipal de ensino participam de projeto que realiza prevenção da saúde vocal


Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

359 Acessos

Professores da rede municipal de ensino participam de projeto que realiza prevenção da saúde vocal

Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá), participam do projeto gratuito de prevenção à saúde vocal. Coordenado pelo Centro de Reabilitação Caio Hugueney, o projeto “Saúde Vocal do Professor” teve início em abril é desenvolvido entre as Secretarias de Saúde e Educação.

Os docentes são atendidos duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, em dois grupos com no até 13 participantes. De acordo com a fonoaudióloga Shirley Luz Gomes Lopes, o projeto visa diminuir casos de docentes afastados de suas funções devido ao mau uso da voz. Ela aponta que a prevenção evita danos mais severos à voz do professor, pois essa é a ferramenta de trabalho do docente.

“Levando em consideração a necessidade de prevenir, a secretária de educação estipulou que os professores que participarem voluntariamente do projeto contabilizarão como hora atividade,” enfatizou a fonoaudióloga.

A professora Alessandra Silveira de Oliveira, ficou contente com a iniciativa do município. “É uma prevenção necessária. Aqui nós temos apoio das profissionais da área e eu tenho gostado bastante. É fundamental esse cuidado e ainda gratuito. Eu mesmo, já tenho notado melhoras”, ressalta. Alessandra leciona em duas escolas da rede municipal e participa do projeto desde a primeira.

O Centro de Reabilitação Caio Hugueney conta com a presença de profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia que realizam atendimentos com adultos, crianças e idosos, que necessita de reabilitação. O centro fica localizado na Rua Silvio José de Castro Maia, n° 622 no Centro de Alto Araguaia.