Pró-Estágio é renovado pela Prefeitura; programa incentiva estudantes em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

O sonho de muitos acadêmicos de iniciar carreira enquanto se dedica aos estudos está se transformando em realidade no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) por meio do Programa Pró-Estágio AIA, idealizado pela Prefeitura. A iniciativa inédita implantada no final de setembro de 2017 visa oferecer contato com o mercado de trabalho, experiência e prática profissional a dezenas de acadêmicos de instituições de ensino superior públicas e privadas.

Somente em 2018 já são atendidos pelo programa 13 acadêmicos dos cursos de Direito e Pedagogia e cinco estudantes de nível médio do Programa Jovem Aprendiz, que migaram para o Pró-Estágio. A Secretaria de Administração pretende ampliar o número de vagas a partir do segundo semestre. O programa oportuniza vagas para universitários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e Faculdade Morgana Potrich (Fama) e de Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Na manhã desta terça-feira (6), nove universitários do curso de Direito, ofertado por meio de convênio de colaboração educação firmado entre a Prefeitura e a Unemat, participaram de uma reunião, na sede da Prefeitura, com o secretário de Administração Manoelito dos Dias de Rezende Neto, o assessor jurídico Marlon Paniago e coordenador do Pró-Estágio, Maximilian Gonzalez para discutir o início das atividades no próximo dia 12 de março nas secretarias de Administração e Finanças, na Defensoria Pública, Cadeia Pública e Delegacia de Polícia Civil por meio de um termo de cooperação técnica.

Os integrantes do Pró-Estágio passaram por processo seletivo através de parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Sistema FIEMT. “Tivemos uma conversa para destinar os acadêmicos para cada vaga de acordo com a conveniência administrativa. De acordo com o perfil de cada um destinamos para as vagas existentes. O Programa Pró-Estágio está se reiniciando. O prefeito Gustavo Melo autorizou a reconvocação destes jovens”, disse o coordenador. A carga horária é de seis horas diárias de segunda a sexta-feira. A remuneração é de R$ 450,00 por meio de bolsa e R$ 50,00 a título de vale transporte.

Estudante do quinto semestre do curso de Direito da Unemat, Maria Camila Saraiva elogiou o programa e ressaltou ser uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “É de extrema valia essa oportunidade que a Prefeitura está nos dando de estagiar nos órgãos públicos. É uma forma de o acadêmico devolver para a cidade e para a população aquilo que aprende em sala de aula e uma forma de aprimorar os nossos conhecimentos. Estamos felizes com essa oportunidade. Estamos à disposição para desenvolver um grande trabalho”, observa.

Sueila Moreira é outra acadêmica que quer aproveitar o Pró-Estágio. Ela atuará na Prefeitura junto a Secretaria de Finanças. “É uma ótima oportunidade profissional e pessoal, porque podemos colocar em prática o que aprendemos na faculdade. O importante é a experiência”, destacou a universitária.

O PROGRAMA - O programa criado e institucionalizado pelo prefeito Gustavo Melo (PSB), visa proporcionar ao estudante araguaiense contato com o mercado de trabalho, experiência e prática profissional. Os candidatos concorreram a vaga mediante envio de currículo para a empresa especializada na gestão de estágio, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e realização de entrevista. Todas as etapas atenderam os requisitos da lei municipal 3.929/2017.