Previmar convoca aposentados e pensionistas para recadastramento

Previmar convoca aposentados e pensionistas para recadastramento
[caption id="attachment_21483" align="alignleft" width="274"]Dezenas de pessoas acompanharam a Conferência de Assistência Social na AABB Dezenas de pessoas acompanharam a Conferência de Assistência Social na AABB[/caption] Alto Araguaia, MT – A exemplo do que já aconteceu na área da educação, o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) realizou durante todo dia desta sexta-feira (05) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro que reuniu autoridades locais e da cidade de Santa Rita do Araguaia (GO) aconteceu no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com série de palestras e apresentação cultural de alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Em Alto Araguaia, a Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema “a gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A proposta do encontro é analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS reconhecendo a corresponsabilidade do âmbito municipal, estadual e federal. Durante todo dia foram feitas discussões e tratativas sobre o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios do SUAS e por fim Regionalização. A conferência foi aberta por volta das 09h com direito a café da manhã. Ainda no período da manhã aconteceu a exposição de trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município. Após o primeiro ciclo de discussões feito pela assistente social Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque, da Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso. Logo em seguida foi servido almoço às convidados e as palestras retomadas por volta das 13h. Ao final da tarde aconteceu a cerimônia de encerramento da Conferência Municipal de Assistência Social. “Debatemos os seis eixos e propomos deliberativas buscando aprimorar a gestão da política de assistência social. As discussões aqui elencadas serão levadas para a Conferência Estadual e consequentemente para Conferência Nacional”, disse a assistente social. A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia, Sandra Paniago, reforçou que as discussões em torno dos eixos temáticos são importantes para avaliar como está a assistência social hoje e como estará nos próximos dois anos. “Recebemos a visita de pessoas de Alto Araguaia e de Santa Rita do Araguaia. Todos querem discutir e trabalhar de forma efetiva para que aconteçam as mudanças necessárias para que a assistência social se fortaleça cada vez mais”, destacou a secretária. “Foi uma conferência de grande valia para o município. Fizemos proposta e adequações. Tivemos debates e discussões. Foi muito produtiva e significativa”, avalia a secretária. Depois de horas a fio de discussões, foram eleitos como delegados para a Conferência Estadual que será em Cuiabá em agosto próximo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Tatiana Albuquerque Gulo e o pastor Neto. O secretário de administração professor Romildo José de Oliveira, representou o prefeito Maia Neto (PR) durante abertura da Conferência de Assistência Social.