Presidente da AL entrega retroescavadeira e anuncia R$ 400 mil para Alto Araguaia

[caption id="attachment_25010" align="alignright" width="319"]DSC04108 O curso de tricô, que contou com uma multiparceria, foi encerrado na sede da Loja Maçônica[/caption] Alto Araguaia, MT – A prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) encerrou nesta sexta-feira (01/11) mais dois cursos de qualificação beneficiando 30 moradores. Foram ofertados os cursos de pintura em tecido e tricô. As envolvidas ficaram satisfeitas. Muitas, inclusive, pretendem empregar o que aprenderam para produzir peças de tricô e panos pintados para comercializá-los e incrementar a renda familiar. O primeiro curso encerrado na tarde de sexta-feira foi o de tricô. As 15 participantes, maioria integrantes do Grupo da Melhor Idade de Frente para Vida, colocaram em prática o que aprenderam e muitas peças, dentre elas cachecol e meias infantis, entre outras, foram confeccionadas. O curso foi desenvolvido numa parceria prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural local. A instrutora do curso, Aparecida Conceição Moneza Sversut, aprovou o envolvimento das alunas e garantiu que a produção de cada uma vai depender do interesse, possibilidade e criatividade. “O aprendizado foi ótimo. Algumas tiveram um pouco mais de dificuldade, mas todas se superaram. O resultado foi à produção de um grande número de peças. O mais importante a partir de agora é que todas dêem continuidade ao que aprenderam e principalmente se aperfeiçoem cada vez mais”, disse. O encerramento aconteceu no salão de evento na Loja Maçônica de Alto Araguaia. Curso de pintura em tecido [caption id="attachment_25011" align="alignleft" width="319"]DSC04130 O curso de pintura em tecido também envolveu 15 participantes em Alto Araguaia[/caption] Outro curso encerrado também na sexta-feira foi o de pintura em tecido que beneficiou 15 mulheres. A ação foi desenvolvida pela prefeitura Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Segundo instrutora, foram 10 dias de aprendizagem e as participantes aprenderam uma técnica chamada de estilo country, que utiliza pontinhamentos para criação dos desenhos. “É a tendência do momento. Todas poderão utilizar as técnicas para produzir seus panos de cozinha, entre outros, e melhorar a renda”, disse. A participante do curso, Neuza Davi, moradora do Bairro Aeroporto, quer usar o que aprendeu para complementar a renda da família. “Já havia feito outros cursos, mas é sempre bom se atualizar. É muito importante participar principalmente porque será fundamental para melhorar a produção e consequentemente com a venda dos panos ajudar na complementação da renda da família”, ressalta. A coordenadora do CRAS de Alto Araguaia, Jucimar Cruz da Silva, explicou que o curso é um instrumento de capacitação e geração de emprego e renda para as famílias beneficiárias dos programas Feijão no Fogo e Bolsa Família.